Início Indústria Aeronáutica Há 37 anos, decolava pela primeira vez o gigante avião Antonov AN-124...

Há 37 anos, decolava pela primeira vez o gigante avião Antonov AN-124 Ruslan

Foi num 24 de dezembro, há 37 anos, que o avião de transporte militar estratégico Antonov AN-124 Ruslan, capaz de transportar até 150 toneladas de carga, decolou pela primeira vez em sua história. O vídeo abaixo mostra históricas imagens daquele dia de 1982.

Na primeira vez que o gigante saiu do chão, estavam na cabine de comando os tripulantes V.I.Tesrsky (comandante) e A.V.Galunenko (co-piloto), acompanhados por A.P.Poddubny (navegador), V.M. Vorotnikov e A.M.Shuleshchenko (engenheiros de voo), M.A.Tupchienko (operador de rádio), M.G.Kharchenko (engenheiro-chefe), V.S.Mikhailov (engenheiro).

Junta, essa equipe entrou para a história com o avião de carga mais moderno de seu tempo.

540 projetos e 185 modelos foram testados

Os números impressionam, mas estão corretos. Para garantir o nível adequado de engenharia durante o desenvolvimento da aeronave AN-124 Ruslan, um programa abrangente orientado a objetivos foi elaborado e implementado pela primeira vez na antiga União Soviética. O programa previa desenvolver o que houvesse de melhor para todos os componentes da eficiência do avião: aerodinâmica, força estrutural e resistência, perfeição de peso, desempenho específico do trem de pouso, capacidade funcional dos sistemas de equipamentos de navegação, horas de manutenção e reparo, etc.

Essa busca pela perfeição resultou num total de 540 configurações prováveis ​​analisadas ​​para identificar uma combinação ideal de parâmetros, foram testados 185 modelos diferentes nos túneis de vento, incluindo 36 variantes de asas. Esse último foi um dos grandes desafios, já que o objetivo era encontrar o perfil crítico para a asa, que garantisse que ela fosse espessa, com grande profundidade estrutural, mas com baixo arrasto aerodinâmico. 

Foram desenvolvidos painéis de polímeros para a fuselagem, novos materiais estruturais com propriedades aprimoradas e de longa vida útil. O trem de pouso de vários apoios, com uma característica “ajoelhada”, foi usado no avião. Duas grandes portas de carga foram planejadas para reduzir consideravelmente o tempo de carregamento e descarregamento.

Um recordista

O AN-124 Ruslan possui 30 recordes mundiais, segundo relata a sua fabricante, incluindo capacidade, maior altura e distância levando carga máxima, quando uma encomenda de 171.219 quilos foi levantada para a altitude de 10.750 metros. Além disso, é considerado o maior avião de carga fabricado em série no mundo.

Além disso, o Ruslan é o último avião desenvolvido sob a orientação do General-Designer Oleg K. Antonov. Atualmente, o AN-124-100 está operando com sucesso no mercado mundial de transporte comercial e sua capacidade ímpar o torna a ferramenta ideal para vários trabalhos pesados.

Antonov
AN-124 pousando em Campinas

O aeródromo de teste de voo da Antonov em Gostomel (30 km de Kiev) serve como aeródromo-base do segmento de transporte aéreo da Antonov Airlines, com sete aviões do modelo na frota. De vez em quando, eles circulam pela América do Sul, incluindo o Brasil, em missões específicas.

Características do gigante Antonov 124

O AN-124 tem um tamanho impressionante, confira:

  • Comprimento: 69,10 metros
  • Altura: 21,08 metros
  • Envergadura: 73,30 metros
  • Velocidade de Cruzeiro: 850 km/h
  • Alcance Operacional: 15.700 km
  • Altitude Máxima: 11.600 metros