Há 75 anos, um avião da Iberia pousava no Brasil pela primeira vez

A Iberia comemora nesta semana o 75º aniversário dos seus voos com a América Latina, o seu principal mercado e sobre o qual desenvolveu toda a sua estratégia nos últimos anos, construindo uma verdadeira ponte entre a Europa e a América Latina e fazendo de Madrid a principal porta de entrada da América Latina ao velho continente.

Era o dia 22 de setembro de 1946, quando um DC-4 da Iberia saiu do aeroporto de Barajas, em Madri, com destino a Buenos Aires, estabelecendo assim os primeiros voos regulares entre a Europa e a América Latina. A rota desses primeiros voos foi Madrid-Villa Cisneros-Natal-Montevidéu-Buenos Aires. Uma viagem de 36 horas, incluindo paradas.

Desde então, a Iberia tem operado ininterruptamente com a América Latina, demonstrando seu compromisso nos tempos bons e não tão bons.

Interior do DC-4

Voando, o documentário

Para comemorar estes 75 anos de ligações entre a Europa e a América Latina, a Iberia organizou um evento na Casa de América, com a presença do Secretário de Estado da Ibero-América, representantes das embaixadas dos países da região e de Madrid Câmara Municipal, e personalidades da cultura e do esporte latino-americano.

Durante estes 75 anos, a Península Ibérica aproximou pessoas e ligou culturas por isso, Jorge Drexler, Natalia Verbeke, Esteban Roel e Ray Zapata debaterão durante o evento sobre a sua experiência de viver entre duas margens e sobre a língua espanhola, considerada por Iberia “seu primeiro passageiro”.

Durante o evento de abertura na Casa de América foi também apresentado o trailer do documentário “Flying”, um musical que nasceu para receber o Airbus A350 da Iberia e como uma homenagem aos seus colaboradores, e que se tornou um documentário que vai ser apresentado no Platinum Ibero-American Film Awards.

Além disso, a Iberia e a EFE inauguraram hoje uma exposição fotográfica na Casa de América nestes 75 anos de voos entre a Europa e a América Latina. Os participantes poderão desfrutar de imagens dos primeiros aviões, das tripulações daqueles anos, do serviço a bordo ou da publicidade histórica da companhia aérea.

A exposição estará aberta de hoje até 27 de setembro, das 11h00 às 19h30, de segunda a sexta-feira, e no sábado, até às 15h00. A entrada é gratuita.

Informações da Iberia

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias