Halterofilista russa impedida de entrar em avião por “não se parecer mulher”

Foto UTair Divulgação

A companhia aérea russa UTair se desculpou publicamente após impedir o embarque da campeã de levantamento de peso Ana Turaeva, de 42 anos. A atleta foi abordada antes de embarcar e submetida a perguntas íntimas pela polícia local pois queriam “provar que era realmente uma mulher”, como disseram.

Em entrevista a diferentes veículos de imprensa, Ana, que foi seis vezes campeã mundial e já quebrou uma série de recordes de levantamento de peso pela Rússia, relata que a equipe de segurança da empresa a impediu de viajar e São Petersburgo para sua cidade natal, Krasnodar, localizada no sudoeste do país. Segundo a esportista, os agentes alegaram que ela não se parecia uma mulher e que os documentos apresentados seriam falsos.

IMAGEM: Instagram – Ana Turaeva

Ao The Mirror, Ana conta que os agentes fizeram um interrogatório público no saguão do aeroporto e próximo a outras pessoas, com perguntas íntimas de caráter sexual. Em suas redes sociais, a campeã informou que fez o que estava a seu alcance para provar sua identidade e que não se permitiu retribuir a atitude preconceituosa dos agentes com grosseria. Depois muito bate-boca, Ana foi autorizada a viajar.

A UTair se posicionou oficialmente pouco depois. A empresa divulgou nota em que se desculpa pelo tratamento concedido à atleta. “Pedimos desculpas pela experiência negativa pela qual você passou. Esse  tratamento é inaceitável. Vamos verificar as atitudes dos funcionários do aeroporto que trabalharam em seu voo e resolveremos a situação”, disse a empresa.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Belas cenas mostram um pouso seguido de uma decolagem de enormes...

0
Cenas captadas por diferentes ângulos mostram uma bonita sequência de um pouso e uma decolagem de dois enormes aviões Jumbo Jets cargueiros.