Hangar da British Airways enche de espuma após falha de sistema anti-incêndio

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fotos e um vídeo circulam na internet mostrando o hangar da British Airways em Londres sendo tomado pela espuma do sistema anti-incêndio. Apesar de parecer inofensivo, um incidente como esse pode ter um custo elevado.

https://www.facebook.com/watch/?v=273416027018542

O incidente aconteceu no hangar da BA no aeroporto internacional de Heathrow e logo as imagens ganharam as redes sociais de vários grupos, como o Aeronews. Nelas, é possível ver o momento em que o sistema de supressão a incêndios dispara e começa a encher o chão do grande edifício com uma densa espuma.

Em determinado momento, os funcionários conseguem conter a falha e o sistema para de disparar a espuma, mas já era tarde e todo o entorno do avião acaba tomado pelo produto. Felizmente, não aconteceu algo semelhante ao do hangar da Delta em março passado, quando uma aeronave ficou com mais de 30% da sua fuselagem “submersa”.

A espuma química especial é utilizada na maioria dos grandes hangares de manutenção do mundo e o sistema de capacidade de encher um grande hangar em poucos minutos, impedindo que o fogo se alastre para as aeronaves e procurando evitar ao máximo os danos na própria edificação.

Não causa danos imediatos

Apesar de não causar danos imediados ao entrar em contato com uma aeronave, após uma ocorrência como essa, todas as partes atingidas pela substância precisam ser criteriosamente analisadas e limpadas e, quando for o caso, lubrificadas, para que posteriormente não se desenvolvam corrosões.

Assim, um incidente como esse acaba por resultar em altos custos para a empresa, tanto em relação ao cuidado com a aeronave atingida, quanto com a recarga do sistema de combate a incêndios.

Embora o Boeing que aparece nas imagens tenha voltado a voar no mesmo dia, fazendo um voo para Nova Iorque, certamente quando ele pousar ou quando regressar, passará por essa revisão. No mais, sobrou um grande trabalho para a equipe de limpeza do hangar de retirar toda essa verdadeira bagunça do caminho.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias