Hawkers da Força Aérea Brasileira terão nova aviônica da Rockwell Collins

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB) atualizará sua frota de aeronaves Hawker 800XP com a aviônica Pro Line 21 da Rockwell Collins. O anúncio foi feito durante a FIDAE 2018, e a família Pro Line equipa diversos aviões, inclusive os aviões Embraer Legacy 500 que o GEIV também opera.




Os jatos Hawker do GEIV serão os primeiros da América Latina a receber tal upgrade. “O Pro Line 21 proporciona uma melhor consciência situacional e oferece uma experiência de voo completamente nova para os pilotos” declarou Marcelo Vaz, diretor geral da Rockwell Collins no Brasil.

Cockpit atual do Hawker 800XP da FAB © OgaraJets

Atualmente o cockpit do Hawker conta com telas de tubo (CRT) que serão substituídas por quatro telas de LCD de 10 x 8 polegadas cada. Estas telas são capazes de mostrar em alta resolução as informações da aeronave, da meteorologia e cartas de navegação.

Como ficará o cockpit após a modernização com o Pro Line 21

A missão do GEIV é homologar e aferir procedimentos e equipamentos utilizados por aeronaves. Como exemplo temos a aferição de procedimentos de pouso por ILS, a criação de novas rotas com a tecnologia RNAV/RNP. Atualmente o grupo conta com aeronaves Embraer Brasília, Hawker 800XP e Legacy 500. É comum ver estas aeronaves no FlightRadar24 devido as suas diversas passagens baixas e procedimentos de arremetidas nos aeroportos do país.

Pela Assessoria de Imprensa da Rockwell Collins

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos