Hélice de ATR 42 atinge ponte de embarque em incidente gravado em vídeo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma gravação de câmera de sistema interno de segurança registrou o momento em que um avião turboélice ATR 42-600 atingiu uma ponte de embarque em um incidente de solo na quinta-feira, 15 de outubro.

As imagens do vídeo que você pôde ver acima mostram que o avião da EasyFly, uma companhia aérea de baixo custo da Colômbia, aproximava-se da ponte de embarque quando, por motivos ainda desconhecidos, não foi capaz de parar na posição adequada do pátio.

O ATR continuou avançando até que sua hélice, girando com o motor em funcionamento, atingiu a estrutura do aeroporto. Somente após o incidente é que a aeronave parou, ao virar para a esquerda e ser barrada pela ponte.

Pelas imagens do incidente, o avião envolvido é registrado sob a matrícula HK-5310. Segundo dados do FlightRadar24, o último voo deste ATR foi o VE-9069, de Cúcuta para Bucaramanga, tendo pousado às 17:04 do horário local, portanto, a ocorrência se deu poucos minutos depois deste registro.

FlightRadar24 Voo easyfly incidente Bucaramanga
O ATR chegando instantes antes do incidente – Imagem: FlightRadar24

A aeronave não deve voltar a voar tão rápido, pois em casos de impacto de hélice – o chamado “propeller strike” – uma avaliação interna dos componentes do motor se faz necessária. Assim, além da troca da própria hélice danificada, será necessária a remoção do motor.

Segundo dados dos sites de banco de dados de frotas, a EasyFly possui ao menos mais 12 aviões ATR 42 e cinco ATR 72, além de um BAE Jetstream 41.

Até o momento da publicação desta matéria, não há informação de feridos, seja dentro da aeronave por conta da parada brusca, seja em solo por conta de uma possível emissão de detritos pelo impacto da hélice em funcionamento.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias