Helicóptero com 280 kg de droga e outras apreensões em aeroportos na última semana

Foto Ciopaer/MT

A Polícia Federal e a Receita Federal compartilharam algumas apreensões de ilícitos, entre drogas, produtos de roubo e contrabando em aeroportos do país na última semana. Até um helicóptero com quase 300 kg de droga foi encontrado.

PF prende por furto em loja do Aeroporto de BH

Nesta segunda-feira (2/8), a Polícia Federal prendeu em flagrante um homem por furto no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins/MG.

O homem, de 56 anos e natural do Pará, levantou suspeitas dos funcionários de uma loja de produtos importados do aeroporto. Com base nas informações prestadas pelos lojistas, a Polícia Federal identificou, por meio das câmeras de segurança, o momento em que o homem furtava dois perfumes.

A PF procedeu à abordagem do passageiro antes que ele embarcasse em seu voo, submetendo sua bagagem à inspeção pelo aparelho de raio x. O homem alegou estar sofrendo abuso de autoridade e passou a filmar o procedimento. Minutos depois, ainda durante a verificação, o homem foi flagrado tentando se livrar dos itens furtados, depositando-os em outra esteira de inspeção. Os policiais deram voz de prisão por furto, crime que pode ensejar até quatro anos de reclusão, em caso de condenação.

O preso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Vespasiano/MG.

Polícia Federal combate o tráfico de entorpecentes em Recife

A Polícia Federal prendeu em flagrante, no sábado (31/7), no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, um homem, de 39 anos, natural de Quipapá/PE. Ele foi flagrado quando transportava em sua bagagem cerca de 3,9 kg de cocaína.

A prisão aconteceu durante os trabalhos de fiscalização da Polícia Federal destinados a reprimir o tráfico de entorpecentes, bem como outros tipos de crimes praticados no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre.

O suspeito foi autuado pela prática do crime de tráfico de entorpecentes (art. 33 da Lei nº 11.343/2006) e, caso seja condenado, poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão.

PF impede furto de notebook em Aeroporto

Na sexta-feira (30/7), a Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil da Bahia, impediu que dois homens fugissem após furto de notebook esquecido por passageira no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins/MG.

A passageira havia esquecido seu aparelho eletrônico no carrinho de bagagem, depois de desembarcar em voo na Capital mineira. Os homens acharam o objeto e o tomaram para si antes de embarcarem em voo para Salvador/BA.

Por meio do circuito de câmeras de segurança do aeroporto, policiais federais em Minas Gerais identificaram os homens, de 33 e 39 anos, e o voo no qual viajaram, repassando as informações para os policiais federais na Bahia, que, em conjunto com a Polícia Civil daquele estado, prendeu os passageiros em flagrante por furto, quando desembarcaram.

O crime de furto pode ensejar o cumprimento de pena de até quatro anos de reclusão.

Polícia Federal, em ação conjunta, apreende helicóptero com 280 kg de cocaína

A Polícia Federal (PF), com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/MT) e o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (GEFRON/MT), em ação conjunta, no domingo (1/8), realizou uma operação de enfrentamento ao tráfico de drogas pelo modal aéreo.

Nesta ação, foi apreendida uma aeronave de asa rotativa modelo ROBSON 44 e aproximadamente 280 quilos de cocaína. O helicóptero carregado com a droga caiu no município de Poconé (100 km distante de Cuiabá), após ser localizado pela equipe policial. Não houve registro de vítimas e nem de pessoas feridas.

A equipe policial segue realizando diligências para desarticulação de toda organização criminosa. A ação faz parte de esforço conjunto e integrado das forças envolvidas para a repressão a voos ilícitos de pequenas aeronaves carregadas com drogas oriundas dos países produtores vizinhos.

O helicóptero tem registro PT-RMM e é do modelo Robinson R44. O Certificado de Aeronavegabilidade está vencido desde 2017.

Receita Federal em Viracopos apreende quase 10 kg de cocaína

AReceita Federal em Viracopos frustrou o embarque de quase 10 kg de cocaína para o exterior entre os dias 18 e 23 de julho.

O destino das remessas apreendidas eram Canadá e Reino Unido, sendo que o embarque para o primeiro país cotinha aproximadamente 3,300 kg de cocaína, e os outros 6,750 kg da droga tinham como destino o país europeu. Nas duas encomendas, os pacotes com o entorpecente estavam ocultos em aquecedores de água.

A apreensão aconteceu durante fiscalização de rotina da Receita Federal, que realiza a seleção das cargas por critérios objetivos para indicação de ilícitos. A atuação da Receita Federal no combate ao tráfico internacional de drogas e entorpecentes contribui para a proteção da saúde e da vida das pessoas, além de coibir o enriquecimento de organizações criminosas.

Informações e Fotos da Polícia Federal e da Receita Federal

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias