Helicóptero é interditado após piloto passar voando por debaixo de uma ponte

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um vídeo circulando nas mídias sociais exibe a passagem de um helicóptero particular por debaixo de uma ponte em Santa Catarina. Uma manobra imprudente e arriscada que resultou em punição dos envolvidos.

Helicóptero

O fato ocorreu no último sábado (16), na cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina. A aeronave foi filmada passando por debaixo da ponte Deputado José Thomé, no rio Itajaí do Sul. A ponte, com 14 metros de altura, é conhecida como Elevado José Thomé, e está localizada no Parque Municipal Harry Hobus.

De acordo com o divulgado pela mídia local, voluntários que faziam a limpeza do rio se assustaram com a manobra da aeronave, quando esta passou entre os pilares da ponte. Assista ao vídeo abaixo (espere carregar).

Já no sábado (16), a aeronave foi identificada e interditada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), estando assim proibida de realizar voos até a conclusão do processo investigativo.

A máquina é um helicóptero Eurocopter (atual Airbus Helicopters), modelo EC 130 B4, matrícula nacional PR-IMX. Abaixo, extrato da tela de status de aeronavegabilidade da ANAC já com a condição da interdição da aeronave.

Manobras desse tipo somente podem ser realizadas com autorização da ANAC e em casos específicos, mas não por aeronaves particulares e para diversão.

O portal NSC consultou o tenente-coronel Losso, que é piloto e já comandou as equipes do helicóptero Arcanjo no Estado de Santa Catarina, sendo atualmente comandante do 1° Batalhão de Bombeiro Militar em Florianópolis. Ele confirmou que passar embaixo de pontes é proibido – exceto em manobras especiais de pilotos acrobáticos, autorizadas previamente.

“Não é nenhuma operação de resgate, o rio está tão baixo que tem Jeeps embaixo da ponte. Mesmo que fosse uma vistoria, ela seria feita de barco, e não de helicóptero. Provavelmente é uma manobra exibicionista, que não tem autorização”, explicou.

A ANAC agora deverá fazer as apurações sobre a ocorrência e, caso necessário, tomará outras medidas cabíveis.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Veja outras histórias

Falha grave de segurança faz passageiro embarcar em voo com arma...

0
Um homem voou numa aeronave da American Airlines de Bridgetown, em Barbados, para Miami, levando consigo uma arma de fogo