Helicópteros são apreendidos em operação contra manutenção clandestina

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Helicóptero Robinson 44 apreendido em operação na cidade de Trindade, em Goiás. IMAGEM: Divulgação.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em conjunto com a Polícia Militar de Goiás e com a Receita Federal, realizou uma operação em uma oficina de manutenção clandestina de aeronaves na cidade de Trindade (GO). Realizada na tarde da última sexta-feira (12), a ação teve como principal objetivo reprimir atividade ilícita relacionada à prática de Manutenção Clandestina (MACA).

Durante a operação no local, os agentes de segurança pública e os servidores dos órgãos federais encontraram irregularidades de âmbito administrativo e criminal. A ação resultou na apreensão administrativa de dois helicópteros Robinson 44 e de várias peças aeronáuticas, além da interdição cautelar da oficina clandestina.

Ao chegarem ao local, os servidores da ANAC, acionados pelos agentes da Polícia Militar de Goiás, constaram que o local não era homologado pela Agência para a realização de serviços de manutenção aeronáutica. Além disso, os responsáveis não tinham a documentação das aeronaves e das peças apreendidas.

A ANAC instaurou um processo administrativo para apurar os fatos. Adicionalmente, a Agência suspendeu cautelarmente a licença do mecânico de manutenção aeronáutica que realizava o serviço irregular no local. Se ficar configurado que houve irregularidade às normas de aviação civil, a Agência poderá aplicar penalidades aos responsáveis pelas aeronaves e ao mecânico de manutenção aeronáutica, que vão de multa à cassação de habilitações e certificados dos envolvidos.

Informações da ANAC

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Avião Airbus A330-200 Azul Linhas Aéreas

Azul completa 1 ano de voos entre Campinas (SP) e a...

0
Inicialmente com frequência de 6 partidas por semana com os aviões Airbus A350-900, a rota para Paris agora opera sete voos semanais.