A história do 1º Boeing 767 da Delta, pago por seus funcionários!

Você sabia que o 1º Boeing 767 da Delta Air Lines foi pago por funcionários em um momento em que a companhia passava por sérias dificuldades? Confira a seguir essa bonita história e um tour por dentro da aeronave!

Boeing 767 Spirit of Delta
Imagem: Delta Air Lines

Na primavera de 1982, a indústria da aviação foi perturbada por uma economia fraca, altos preços dos combustíveis e desregulamentação. Como consequência, após 35 anos consecutivos de lucros, a Delta registrou sua primeira perda líquida.

Decididos a reverter a situação, um grupo de funcionários da companhia criou o “Projeto 767”. O objetivo era arrecadar dinheiro para pagar o primeiro Boeing 767 da Delta. Liderado por três comissários de bordo, o projeto foi um esforço inspirador que arrecadou US$ 30 milhões através das doações combinadas de funcionários, aposentados e amigos.

E eis que no mesmo ano, no dia 15 de dezembro de 1982, mais de 7.000 funcionários, amigos e a mídia internacional se reuniram no Centro de Operações Técnicas da Delta, para apresentar à companhia o primeiro Boeing 767, batizado de “Spirit of Delta” (Espírito da Delta).

Boeing 767 Spirit of Delta
Imagem: Delta Air Lines

Logo após a cerimônia, a aeronave deixou Atlanta em seu voo inaugural para Tampa, na Flórida.

O “Spirit” voou como embaixador do orgulho e da cultura da companhia aérea por mais de 23 anos. Neste período, foi pintado com pinturas especiais para celebrar os Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996 e o ​​75º aniversário da Delta em 2004.

Boeing 767 Spirit of Delta
Imagem: Delta Air Lines

Sua aposentadoria ocorreu em 12 de fevereiro de 2006, após voar 70.697 horas e completar 34.389 ciclos de pouso e decolagem. Repintado em sua pintura original da Delta de 1982, o 767 decolou em uma turnê de despedida com 12 paradas em 12 semanas.

Funcionários da Delta, amigos e entidades filantrópicas compartilharam os últimos dias de voo do “Spirit” entre 21 de fevereiro e 6 de março de 2006.

Boeing 767 Spirit of Delta
Imagem: Delta Air Lines

Após a despedida, em 7 de maio de 2006 o Boeing 767 viajou de volta para sua casa onde tudo começou, o Centro de Operações Técnicas da Delta. E de lá, foi levado por estradas até o Museu Delta.

Sua inauguração em exposição ocorreu seis meses depois, exatamente em 15 de dezembro de 2006, data do 24º aniversário de sua entrada em serviço na Delta. No interior, a primeira metade do avião foi deixada intacta como utilizada nos voos até 2006 e a metade traseira foi transformada em uma área de exposição.

Mas você não precisa ir até lá para dar uma passeada por dentro desta histórica aeronave! A companhia criou um tour virtual em que você pode visitar a aeronave todinha, incluindo o cockpit! Confira a seguir:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.