História: Antonov An-225 decolava pela 1ª vez há 31 anos na data de hoje

Na data de hoje, 21 de dezembro, o maior avião de transporte do mundo Antonov An-225 “Mriya” realizava seu primeiro voo há 31 anos nos idos de 1988. Veja abaixo uma sequência de curiosidades sobre o notável gigante!

Antonov An-225 Primeiro Voo 1988
Imagem: Antonov

A aeronave era controlada por uma tripulação composta de 7 pessoas: sendo elas o comandante Oleksandr Galunenko, o copiloto Sergii Gorbik, o navegador de teste Sergii Nechaev, os engenheiros de voo de teste Oleksandr Shuleschenko, Volodymyr Gusar e Vyacheslav Belousov, e o engenheiro teste líder, Mykhaylo Kharschenko.

Antonov An-225 Primeiro Voo 1988
Imagem: Antonov

Antonov An-225 Primeiro Voo 1988
Imagem: Antonov

O gigante An-225 estabeleceu 462 recordes de aviação, incluindo 240 recordes mundiais e 222 recordes nacionais na Ucrânia.

Em 2013, a Administração Estatal de Aviação da Ucrânia aprovou os documentos que apresentavam os estudos para estender o serviço da aeronave e o tempo operacional para 20.000 horas de voo, 4.000 voos e 45 anos de operação. Isso significa que o An-225 será operado pelo menos até 2033.

Passagens pelo Brasil

Avião Antonov An-225 Guarulhos
O An-225 no pátio de Guarulhos

O maior avião do mundo, ao realizar o transporte das maiores e/ou mais pesadas cargas do mundo que nenhum outro avião é capaz, já esteve duas vezes no Brasil.

Na primeira vez, em 14 de fevereiro de 2010, o Antonov An-225 Mriya foi contratado pela Chapman Freeborn Airchartering (empresa britânica de frete aéreo), a serviço da Petrobrás. Pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 10:00, transportando três gigantescas válvulas para a Refinaria de Paulínia (REPLAN), no interior do estado de São Paulo.

A segunda passagem pelo país ocorreu entre os dias 14 e 15 de novembro de 2016, para buscar um mega transformador e levá-lo até o Chile.

Antonov An-225
AN-225 durante o carregamento – Imagem: Antonov

No dia 14 de novembro o An-225 aterrissou no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas – SP) na parte da manhã e, no mesmo dia por volta das 23:00, pousou pela segunda vez na história no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Gigante admirável

Avião Antonov An-225

Por onde passa ao redor do mundo em suas operações especiais, há sempre uma multidão de pessoas nas redondezas dos aeroportos para ver suas chegadas e partidas.

Obviamente, ver um avião com 6 motores e 28 rodas em seu trem de pouso principal já dá uma noção de que não se trata de um jato comercial qualquer. São 84 metros de comprimento, 88,4 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e 18,1 metros de altura.

Mas vê-lo em voos, pousos, decolagens e pátios de aeroportos não nos permite ter uma comparação com algo de nosso dia-a-dia, para termos a real percepção de suas dimensões.

Porém, felizmente, há uma taxiway no aeroporto de Leipzig, na Alemanha, que passa sobre uma rodovia, e que já é bastante conhecida pelas clássicas imagens de grandes aeronaves passando logo acima dos veículos, permitindo uma noção exata das dimensões dos jatos comercias.

Tem até show aéreo com o 225!

Se você já viu vídeos e imagens do Antonov 225, pode parecer difícil de imaginar que o maior avião do mundo é capaz de participar de um show aéreo. Mas, por incrível que pareça, o gigante faz algumas performances de tirar o fôlego por aí!

Confira na matéria a seguir um vídeo gravado no Berlim Air Show, um dos poucos shows aéreos – se não for o único – a ter a exclusividade de contar com uma apresentação do enorme jato. Ou, logo abaixo, veja outras curiosidades sobre o gigante ucraniano, incluindo a segunda unidade escondida e inacabada!

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.