Histórico: mulheres comandam, pela primeira vez, um voo no Afeganistão

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um voo de rotina de 90 minutos no Afeganistão acaba de fazer história. Isso porque a única companhia aérea privada do país, a Kam Air, celebrou seu primeiro voo com uma tripulação feminina, que diz ser o primeiro na história do país do sul da Ásia. O evento foi registrado na última quarta-feira (24).

A primeira mulher piloto da empresa, Mohadese Mirzaee, de 22 anos, juntou-se à também piloto Veronica Borysova na cabine de um Boeing 737 para um voo da capital Cabul até Herat, no oeste do país. Por sua vez, outras quatro mulheres atendiam aos passageiros no voo doméstico de pouco menos de 500 quilômetros.

O voo histórico foi mantido em segredo devido à instabilidade político-social do país, que desencoraja grandes eventos. Por conta disso, a empresa resolveu investir na cobertura por um influenciador digital, tendo chamado o YouTuber Josh Cahill, que tem um canal de revisão de companhias aéreas, para cobrir o evento.

“Tenho visitado frequentemente o Afeganistão nos últimos 6 anos e é bom ver como a Kam Air está se desenvolvendo dadas as circunstâncias difíceis”, disse Cahill. A companhia aérea havia perdido recentemente nove funcionários em um ataque a bomba do Taleban em 2018 no Hotel Intercontinental de Cabul.

“Infelizmente, ainda é bastante raro ver mulheres pilotos em todo o mundo, especialmente em sociedades dominadas por homens, como o Oriente Médio, mas eu realmente espero que meu documentário sobre a Kam Air mude isso e inspire mais mulheres a se juntarem à indústria”, completou Cahill disse.

A empresa aérea Kam Air, por sua vez, está atualmente banida do espaço aéreo da União Europeia, mas planeja iniciar voos para Frankfurt em breve, citando sua certificação pela Auditoria de Segurança Operacional da IATA como um passo recente visando a ser retirada da lista negra da União. 

O documentário de Cahill sobre o voo irá ao ar no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias