Homem é preso após passar com carro debaixo de avião em movimento

Um homem transtornado acelerou contra a cerca de proteção do aeroporto de Portland, nos EUA, e invadiu a área operacional onde ficam aviões, trabalhadores e tanques de combustível. Ele só foi detido após ter passado por debaixo de uma aeronave em movimento.

O caso foi revelado por Kyle Iboshi, repórter-investigativo da NBC. O vídeo que ele publicou em sua conta no Twitter mostra os policiais imobilizando um sujeito ainda no pátio do aeroporto. Segundo Iboshi, um homem e uma mulher (dois duas crianças no carro) arrebentaram a cerca do aeroporto e invadiram a área das pistas. A polícia agiu rapidamente, mas antes de ser detido, um avião de linha aérea teve que parar seu táxi ao perceber que o carro estava sob uma de suas asas.

“Foi surreal”, disse a passageira, Allison Whitaker, que capturou a prisão em vídeo de dentro do terminal do aeroporto. “Tudo aconteceu muito rapidamente”.

Como aconteceu

Segundo a rede de TV KGW, na noite de domingo, um funcionário de operações do aeroporto estava verificando a pista quando avistou um sedã branco dirigindo na rampa perto de aviões estacionados. De acordo com um boletim de ocorrência, o funcionário fez sinal ao motorista para parar, sem sucesso, e acionou a polícia.

Quando parado pelos policiais da primeira vez, o motorista disse que ele e sua família estavam sendo perseguidos por vários caminhões e haviam batido contra a cerca do aeroporto para escapar. Enquanto os policiais interrogavam-no, o motorista voltou para o carro com uma das crianças no colo e acelerou rumo a uma pista de taxiamento, forçando dois oficiais a se lançarem no chão para não serem atropelados, enquanto um avião comercial teve que parar quando o piloto notou o sedã já sob sua asa. 

O motorista finalmente parou perto dos portões de embarque, de frente para o vidro do terminal, onde os passageiros assistiam a tudo pasmos.

Ele foi imobilizado e detido, sendo levado sob custódia. A polícia prendeu o homem por acusações incluindo perversão criminal, agressão a um policial e tentativa de enganar a polícia. Ele foi libertado da prisão e aguardará julgamento. Ele não tinha antecedentes.

Ainda não se sabe o que motivou o homem a uma ação tresloucada como essa, mas certamente ele pagará por ter colocado em risco a vida de muitos. Felizmente, não houve danos (além da cerca do aeroporto) e ninguém saiu ferido.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias