Homem filmado roubando bagagens na esteira do aeroporto mais movimentado do mundo

Reprodução Youtube

Imagine chegar na esteira de bagagens após um voo e não encontrar sua mala. Ou pior, descobrir que ela foi roubada e que sua chance de encontrá-la se resume a quase zero. Pois situações assim vez ou outra aparecem nos noticiários, já que, pelo visto, os criminosos não se importam com a enormidade de câmeras instaladas em um aeroporto.

Um caso recente, registrado em junho, aconteceu em Atlanta, no aeroporto William B. Hartsfield, o mais movimentado do mundo (antes da pandemia). Em imagens disponibilizadas pela equipe de segurança, é possível ver um homem roubando malas de um carrossel na esteira de bagagens. Felizmente, ele foi identificado e preso, mas somente foi encontrado porque já era um reincidente e conhecido pela polícia local.

Assista às imagens:

Por mais que as empresas aéreos e aeroportos tentem, é fato que a bagagem despachada está sempre em risco. Onde quer que seja, dificilmente haverá verificação de propriedade da bagagem, a menos que você seja escolhido na seleção aleatória para uma inspeção mais detalhada. Um dos diretores do AEROIN comenta que, em mais de 200 viagens por vários países do mundo, a grande maioria a trabalho, sua bagagem foi checada apenas duas vezes.

Na matéria da CBS há exemplos de situações mais extremas, de quando um cinegrafista da CNN, por exemplo, descobriu que os equipamentos que estavam na sua mala desaparecida apareceram à venda no eBay, uma plataforma de compra e venda de produtos online. Em outro caso, um passageiro viu suas sendo colocadas à venda no Facebook Marketplace, listadas por um carregador de bagagens.

A recomendação principal é que as pessoas procurem sempre levar consigo, na cabine, os seus itens mais valiosos, sempre que possível. Se não for possível, uma declaração de bagagem que liste itens de valores altos deve ser realizada, visando ao maior resguardo possível.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageiro fica com a cabeça presa na mala enquanto esperava pela...

0
Um jovem irlandês passou por momentos de apuro depois que colocou sua cabeça no vão do puxador de sua mala de mão, ficando preso a ele