Homem invade avião estacionado e liga seus motores, mas acaba detido antes de decolar

Foto Ilustrativa – Ariadne Barroso, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Um incidente grave de segurança foi registrado na madrugada do dia 27 de agosto em Hilo, no Havaí, quando um homem venezuelano, identificado como Gabriel Molina, passou por uma cerca do aeroporto internacional local e chegou à área de aviação geral. 

Com base em um relatório da polícia, o noticiário da Khon TV relata que o jovem de 24 anos acelerou seu carro contra a cerca do aeroporto e conseguiu acessar a área restrita, vindo a parar próximo a um avião do modelo King Air C90A, que é usado como ambulância.

Testemunhas contaram que Molina tentou iniciar um dos dos motores girando manualmente a hélice da aeronave. Diante da tentativa infrutífera, ele buscou outros meios para ligar o avião. Foi quando ganhou acesso ao interior da aeronave e encontrou os comandos para acionar os motores.

Como ele não conseguiu mover a aeronave e com a polícia lhe cercando e disposta a tudo para impedi-lo de sair dali voando, ele acabou se entregando. Nenhuma aeronave ou outro veículo foi danificado e nenhum ferimento foi relatado. 

Ele foi preso e os promotores o acusaram de cinco crimes, incluindo tentativa de roubo em primeiro grau, dano à propriedade criminosa e invasão de propriedade. Ele aguardará em custódia por seu julgamento e pode pegar vários anos de cadeia.

Em paralelo, autoridades abriram uma investigação para analisar como o rapaz conseguiu acesso ao lado-ar do aeroporto, no que foi classificada como uma falha grave de segurança.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias