Homem é preso ao entrar no trem de pouso de avião prestes a decolar

Um homem foi preso neste sábado, 02 de novembro, ao ser avistado entrando no trem de pouso de um avião comercial que estava na taxiway deslocando-se para a pista de decolagem.

Homem preso subir trem de pouso avião Taipei

O homem, de nacionalidade russa, invadiu a área restrita de movimentação de aeronaves do aeroporto de Taipei, o mais movimentado de Taiwan, e correu para o trem de pouso do avião da companhia aérea China Airlines, que faria o voo CI028, segundo informações do United Daily News.

Conforme dados do site de rastreamento de voos FlightRadar24, a aeronave em questão é o Boeing 737-800 de matrícula B-18665, que decolou com atraso de pouco mais de 3 horas, às 16:41 (local) devido à ocorrência.

Radar Homem preso Taiwan trem de pouso voo CAL028

O russo estava vivendo ilegalmente em Taiwan nos últimos anos. De acordo com o Departamento de Imigração da China, diversos russos estão na mesma situação e tentam voar sem serem percebidos, mas é a primeira vez que um deles invade a taxiway do aeroporto.

Eram duas horas da tarde no horário local quando o homem correu para o trem de pouso do Boeing da China Airlines. O comandante de um Airbus A380 da Asiana Airlines, que vinha logo atrás para decolar no voo OZ712, foi quem avistou e notificou o controlador da torre de Taipei.

O homem foi preso e o Departamento de Imigração ajudou na identificação biométrica para confirmar o momento de sua entrada no país, mas nenhuma informação foi encontrada.

Homem preso subir trem de pouso avião Taipei

Problema crescente com os Russos

O Departamento de Imigração afirmou que, nos últimos anos, casos de entrada ilegal de estrangeiros têm aparecido com frequência, e muitos dos envolvidos são russos. No final do mês passado, um russo apareceu nas ruas de Kaohsiung, e ele alegava ser surdo-mudo. Ele vendia a bandeira nacional da China na beira da estrada em troca de “despesas de viagem”.

A equipe do Departamento de Imigração verificou que era a sexta vez que ele era descoberto no país e, por não corresponder às normas de imigração para Taiwan, foi repatriado para a Rússia.

Um oficial de imigração disse que o número de russos que chegam a Taiwan tem uma tendência ascendente. O motivo está relacionado à abertura da China para viagens a Taiwan com isenção de visto.

Vários russos que entraram ilegalmente no país revelaram que, embora nenhum grupo opere nos bastidores, muitas pessoas envolvidas nos casos viajam para países asiáticos e, alegando serem surdos e mudos para instigar o amor e o patriotismo das pessoas, ganham dinheiro vendendo produtos nacionalistas.

Alguns russos dizem que na Rússia existem problemas como discriminação ou baixa compaixão, e todos ganham dinheiro nos países asiáticos.

O doido da Nigéria!

Um caso semelhante, porém muito mais inusitado, ocorreu recentemente na Nigéria, com um homem que também invadiu o aeroporto para voar.

Porém, neste caso ele não teve nenhuma preocupação em viajar sem ser visto! Escalou o motor do jato comercial e andou sobre a asa para tentar entrar na aeronave!

Veja na matéria a seguir o vídeo gravado por um passageiro, e mais abaixo, outros casos inusitados pelos aeroportos ao redor do mundo:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.