Homem processado por violar quarentena e ir jogar golfe é copiloto de avião

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um copiloto da China Airlines está sendo processado após desrespeitar os regulamentos de quarentena de Taiwan para ir jogar golfe, informou a mídia local na terça-feira (5). Como as regras de isolamento são levadas muito a sério no país, o caso ganhou repercussão e obrigou a empresa a se posicionar.

O piloto chegou em um avião de carga de São Francisco, pousando em Taiwan às 1h54 do dia 13 de novembro, informou a CNA. Pelas regras da companhia aérea na época, ele deveria ter se isolado por três dias, mas saiu no dia 15 de novembro para jogar golfe. Além disso, o mesmo piloto também foi acusado de visitar um shopping após um voo posterior. 

Em nota, a companhia nacional taiwanesa disse que o funcionário está sob investigação e acrescentou que, caso as denúncias sejam comprovadas, ele pode ser suspenso ou demitido.

Ao mesmo tempo, a empresa explica sua total cooperação com os regulamentos estabelecidos pelo Centro de Comando de Epidemias Centrais (CECC), incluindo o direcionamento dos tripulantes de cada voo para um quarto individual em hotéis de quarentena. Cada um tem seus próprios quartos e eles não têm permissão para sair durante a quarentena.

Mas as medidas não terminam aí. Os funcionários são monitorados através de câmeras de segurança e de controle de acesso nos hotéis em que estão. As temperaturas são medidas diariamente e os tripulantes sob autogestão da saúde devem usar máscaras e evitar ir a aglomerações desnecessárias.  

De acordo com vários relatos, o copiloto acusado reconheceu violação das medidas de quarentena.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias