IATA destaca aumento da confiança com o setor aéreo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Passageiro Terminal Embarque Aeroporto
Imagem: Piqsels / Domínio Público

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, em inglês) divulgou na terça-feira, 9, os resultados da sua mais recente pesquisa com usuários do transporte aéreo em todo o mundo. O levantamento mostra melhora da expectativa dos usuários da aviação em relação às expectativas de retomada do setor aéreo.

A pesquisa foi realizada em 11 países entre os dias 15 e 23 de fevereiro de 2021. Foram ouvidas 4.700 pessoas que fizeram pelo menos uma viagem de avião nos 11 meses anteriores à pesquisa.

De acordo com a IATA, o levantamento mostra que as pessoas estão ficando mais confiantes para voltar a voar em breve. Aqueles que esperam viajar dentro de alguns meses agora representam 57% dos entrevistados, acima dos 49% registrados em setembro de 2020.

O sentimento positivo é apoiado pelo lançamento da vacina, que indica que 81% das pessoas estarão mais propensas a viajar depois de vacinadas. E 72% dos entrevistados desejam viajar o mais rápido possível após a COVID-19 ser contido, para ver amigos e familiares.

No entanto, ainda há fatores que desestimulam o embarque. Cerca de 84% dos passageiros não viajarão se houver quarentena no destino. E ainda há indícios de que a retomada das viagens de negócios levará tempo, com 62% dos entrevistados dizendo que provavelmente viajarão menos a negócios, mesmo depois que o vírus for contido. Isso é, no entanto, uma melhoria significativa em relação aos 72% registrados em setembro de 2020.

“As pessoas querem voltar para viajar, mas a quarentena é o obstáculo. À medida que a capacidade e a tecnologia de teste melhoram e a população vacinada cresce, as condições para a remoção das medidas de quarentena estão sendo criadas. E isso nos aponta novamente para trabalhar com os governos para uma reabertura bem planejada assim que as condições permitirem”, disse Alexandre de Juniac, diretor-geral e CEO da IATA.

Confira os principais dados da pesquisa.

Tendências de viagens futuras

  • 57% esperam viajar dentro de dois meses após a pandemia ser contida (melhorou de 49% em setembro de 2020)
  • 72% querem viajar para ver a família e amigos o mais rápido possível (melhorou de 63% em setembro de 2020)
  • 81% acreditam que terão mais probabilidade de viajar assim que forem vacinados
  • 84% disseram que não viajarão se houver uma chance de quarentena no destino (praticamente inalterado de 83% em setembro de 2020)
  • 56% acreditam que irão adiar as viagens até que a economia se estabilize (melhorou de 65% em setembro de 2020)

Informações da IATA

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul