Ibama apreende carga com 1.000 jabutis em Guarulhos; destino era a China

Carga de Jabuti em caixas

Na quarta-feira (16), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) interceptou duas cargas contendo mil Chelonoidis Carbonaria (jabuti), espécie incluída no anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

As cargas, que seriam exportadas para a China e tinham como origem Salvador, estavam em desacordo com a autorização emitida pelo Ibama por não terem a origem comprovada, uma vez que os animais não possuíam marcação individual. A empresa responsável pelas cargas foi multada no valor de R$ 5 milhões e os animais foram apreendidos. Também foi comunicado ao Ministério Público a ocorrência de crime ambiental.

Os jabutis são jovens e estavam divididos em 100 caixas com 10 animais em cada uma delas. O valor de cada jabuti no mercado chinês varia entre 20 a 100 dólares a unidade, dependendo do tamanho e característica.

Com informações do Ibama

Carga de 100 caixas interceptada pelo Ibama

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Ucrânia abate bombardeiro russo supersônico Tupolev Tu-22

0
As Forças de Defesa da Ucrânia abateram pela primeira vez um bombardeiro supersônico da Rússia, do modelo Tupolev Tu-22 Backfire.