Iberia alega que é controlada pelo El Corte Inglés para provar nacionalidade

A companhia aérea espanhola Iberia tem apostado no mercado financeiro para provar para a Comissão Europeia que é uma legítima empresa espanhola, e para isso ironicamente apontou ser controlada por uma loja de departamento com referência britânica.

Na véspera do Natal a comissão da União Europeia (UE) alertou que a aérea espanhola é controlada pelo grupo IAG, sediado em Londres e atualmente controlado majoritariamente por capital britânico e estrangeiro.

O grupo IAG é o resultado da fusão da British Airways e da Iberia. No caso da saída do Reino Unido do bloco sem acordos comerciais multilaterais (o chamado Hard Brexit), a companhia aérea espanhola não poderá realizar voos em países membros da União Europeia (UE).

Em sua defesa, a Iberia alega que 50% de suas ações políticas (ações ordinárias e que dão direito a voto) pertencem à El Corte Inglés, a maior rede de lojas de departamento da Europa e conhecida por seus produtos de luxo.

Apesar do nome ter referencia total à Inglaterra, é uma empresa totalmente espanhol com mais de 100 lojas na Península Ibérica.

Caso a Comissão Europeia considere válida a argumentação da Iberia, a empresa poderá continuar operando voos domésticos e internacionais na Espanha mesmo em caso de Hard Brexit.

Com informações do El País

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.