Iberia recebe 5º A350 e homenageia grande navegador

Desde ontem (4), o famoso ‘homem do mar’ espanhol Juan Sebastián Elcano estará elevado aos céus. Isso porque a Iberia nomeou seu mais novo Airbus A350-900, o quinto da frota, em homenagem ao navegador que sucedeu Fernão de Magalhães no comando da expedição que deu a primeira volta ao mundo, em 1519.

A viagem ao redor do mundo começou em 1519 com cinco embarcações e 270 homens. Após muitas paradas, o grupo retornou à Espanha em 1522 com apenas um barco e um punhado de homens. Magalhães morreu durante uma batalha nas Filipinas.

A cerimônia de batismo foi acompanhada por executivos da Iberia e da Airbus, além de membros da armada espanhola. O COO da Iberia, Rafael Jimenez disse que a empresa “quer fazer um pequeno tributo a esse corajoso navegador e lembrar os precursores que nos mostraram que o mundo inteiro está ao nosso alcance”.

Ao todo, a empresa espanhola tem encomendadas 20 aeronaves do A350, que devem ser entregues até 2023. São 348 assentos em seu interior, sendo 31 na Business, 24 na Premium Economy e 293 na Economy.

Na medida em que novas aeronaves chegam, a empresa prevê aloca-las em rotas para a América do Sul e, certamente, o Brasil está no radar.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.