Icelandair anuncia compra da low-cost WOW Air

A islandesa Icelandair comprou a conterrânea WOW Air, empresa low-cost que criada em 2011 e que entrou no mercado com tarifas mega competitivas conectando os EUA ao Europa via Keflavík.




O negócio ainda está sujeito a aprovação dos acionistas e de autoridades da Islândia, caso o negócio siga em frente as Icelandair terá 3,8% do mercado transatlântico.

“Existem várias oportunidades de sinergia para as duas empresas mas elas irão continuar a operar sobre suas próprias marcas e seus próprios certificados de operador aéreo” declarou Bogi Nils Bogason, presidente interino e CEO do grupo Icelandair.

Este é mais um passo movimento da Icelandair de conquistar o Atlântico: a empresa já administra a Cabo Verde Airlines (antiga TACV) e tem propostas oficiais de compra da SATA Azores de Portugal. Todas as empresas utilizam o mesmo modelo: conectar a Europa às Américas com aeronaves menores, trazendo menor custo e tarifas mais baratas.

A WOW Air recentemente foi forçada a fechar várias rotas para os EUA como Saint Louis, Cleveland e Cincinatti, o que levantou rumores sobre seu estado financeiro e operacional. Recentemente a concorrente PrimeraAir que esta a seguir este modelo low-cost de longo curso fechou as portas.

Uma dúvida sobre o futuro é a frota da empresa: a da WOW é totalmente Airbus com aeronaves A320, A321 e A330 dos modelos ceo e neo. Já a Icelandair é 100% Boeing com o 737 MAX, 757 e 767.

Após investir na TACV, Icelandair está próxima de comprar a SATA

Com informações do Business Traveller

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos