Icelandair demite pilotos de Boeing 737 MAX em meio a grounding

Dezenas de pilotos perderam seu emprego na Icelandair após a sua aeronave, o Boeing 737 MAX, ter sido impedida de voar devido a dois acidentes fatais.

737 MAX 8 da Icelandair decola do Boeing Field em Seattle © Boeing

Até agora quase 50 pilotos(as) perderam seu emprego: 24 que já estavam trabalhando na empresa e 21 que ainda estavam em treinamento.

A informação divulgada pelos portais The Points Guys e Air Transport World foi confirmada pela companhia aérea da islândia.

“Essa decisão foi tomada devido a expectactiva que a suspensão dos voos do MAX irá durar mais que prevíamos anteriormente e fizemos mudanças na nossa escala de voos até 15 de setembro para nos adequarmos” disse um representante da companhia.

Cabine de comando do 737 MAX © Icelandair

O problema é que os pilotos do 737 MAX são todos recém-contratados: a companhia sempre operou os maiores Boeings 757 e 767 ligando a Islândia ao resto da Europa e a América do Norte. Os 737 MAX vieram para expandir a malha, nenhum dos Boeings de maior porte foram retirados.

Com essa estratégia de expansão ao invés de renovação de frota a companhia só colocou novos funcionários para pilotar o 737, e com a carteira do 737 MAX não é possível pilotar o 757 ou 767 sem antes um treinamento do zero.

A companhia no passado até operou o 737 da série Classic nas versões 300 e 400, mas retirou os mesmos da frota em 2004. Talvez seja uma decisão precipitada dado que alguns meses o MAX deve voar, e que uma atitude assim pode afastar pilotos num mercado local que já sofre com falta de profissionais qualificados.

Porém ao mesmo tempo pode indicar que a Icelandair irá abandonar de vez o 737 MAX. Atualmente a empresa conta com cinco MAX 8 e um MAX 9 na sua frota, todos parados.

A empresa sempre foi uma grande cliente da Boeing, e inclusive espera que a companhia lance o suposto 797 para substituir os 757 e 767.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos