Início Empresas Aéreas Icelandair já não vai mais usar seus pilotos como comissários de bordo,...

Icelandair já não vai mais usar seus pilotos como comissários de bordo, por enquanto

A pandemia tem contribuído para revelar a criatividade dos executivos do setor aéreo ao redor do mundo e uma notícia das mais interessantes, para não dizer das mais estranhas, nasceu na sexta-feira (17), quando a Icelandair anunciou que estava demitindo, naquele mesmo dia, todos os seus comissários de bordo após um tentativa de acordo frustrada com a categoria.

Segundo a carta da empresa aos meios de comunicação, a ideia era fazer com que os pilotos assumissem o posto dos comissários de bordo para garantir a segurança na cabine de passageiros.

No entanto, embora o comunicado oficial da empresa fosse claro, parece que agora as coisas já mudaram de novo, fazendo com tudo parecesse um mero blefe.

Em novo comunicado, publicado pela empresa aérea neste domingo (19), ela diz que, apesar das negociações fracassadas entre a Icelandair e a Icelandic Cabin Crew Association (FFI), as partes conseguiram retomar as discussões para um novo acordo de negociação coletiva válido até 30 de setembro de 2025.

O que muda aos comissários

O acordo é baseado nos mesmos princípios do acordo proposto em 25 de junho de 2020 e, portanto, atende aos objetivos estabelecidos de aumentar a produtividade e a flexibilidade da companhia e, ao mesmo tempo, garantir uma remuneração competitiva para os tripulantes de cabine. Na prática, o acordo resulta em uma redução dos salários, com licenças não-remuneradas compulsórias e retorno gradual ao trabalho, na medida em que a demanda vai se reconstruindo. Haverá também programas voluntários de aposentadoria e de demissão voluntária.

Com isso, a empresa espera uma redução no custo operacional sem afetar negativamente os termos dos funcionários da tripulação de cabine, que mantêm seus benefícios vigentes. O acordo será novamente votado pelos membros da FFI em 27 de julho de 2020.

Com isso, os comissários estão sendo recontratados nesse domingo, mas tudo pode mudar novamente, dependendo do resultado da reunião do dia 27.

O papel vital dos comissários

Os comissários de bordo desempenham um papel vital para a manutenção da segurança a bordo, principalmente no caso de uma emergência. No Brasil e no mundo, por exemplo, os comissários de bordo devem concluir uma variedade de treinamentos para se tornarem membros certificados da tripulação. Muitas vezes os comissários são mais bem preparados para lidar com emergências do que os pilotos.

Sair da versão mobile