Icelandair vai ao tribunal arbitral após perder a posse da Cabo Verde Airlines

Foto de Standuvall, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

A renacionalização da Cabo Verde Airlines está a ser contestada no Tribunal Internacional de Arbitragem da ICC em Paris pela Loftleidir Cabo Verde, uma empresa do grupo da Icelandair, que mantinha uma fatia majoritária da empresa aérea cabo-verdiana.

A Loftleidir confirmou que instaurou processos contra o Estado de Cabo Verde por violação dos acordos celebrados entre as partes relativos à Cabo Verde Airlines. O ex-acionista maioritário disse ter sofrido pesadas perdas quando o governo, em julho deste ano, decidiu unilateralmente expropriar, por decreto, o capital social de 51% da Loftleidir Cabo Verde e rescindiu unilateralmente um acordo de março de 2021 com o seu antigo sócio para a companhia aérea para retomar as operações.

“A Loftleidir Cabo Verde já tinha rejeitado todas violações de contrato do Estado de Cabo Verde e, para fazer valer os seus direitos, deu início ao procedimento arbitral. O Tribunal Internacional de Arbitragem é a jurisdição competente conforme mutuamente acordado nos contratos entre as partes em disputa”, afirmou a empresa.

O governo de Cabo Verde, por sua vez, acusa a Loftleidir Cabo Verde de não honrar o acordo de março de 2021 de disponibilizar 30 milhões de dólares para o reinício dos serviços comerciais. A empresa negou.

A Cabo Verde Airlines encontra-se sem voar desde março de 2020 devido às restrições de viagem do COVID-19. No entanto, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, disse ao parlamento do arquipélago na semana passada que a companhia aérea poderá retomar as operações comerciais em dezembro de 2021 com duas aeronaves.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Manaus será o local da primeira edição de 2024 da Semana Safety da...

0
Nesta edição, a programação está voltada para as especificidades das operações na Região Norte do país, a responsabilidade dos profissionais