‘Ida’ inunda aeroporto internacional nos EUA e Torre de Controle é evacuada

Cenas dos vídeos abaixo, que mostram as inundações no aeroporto

Os voos foram retomados na manhã desta quinta-feira após terem sido interrompidos na noite de ontem, 1º de setembro, no Aeroporto Internacional Liberty, em Newark, ao lado de Nova York, depois que partes do aeroporto inundaram e a torre de controle de tráfego aéreo foi temporariamente evacuada quando a Tempestade Tropical Ida atingiu a região.

Os dois vídeos a seguir mostram cenas do Terminal B de passageiros e de uma das docas de movimentação de solo do aeroporto:

“Estamos enfrentando fortes inundações devido à tempestade de hoje à noite. Todas as atividades de voo estão suspensas no momento e os viajantes são fortemente aconselhados a entrar em contato com suas companhias aéreas para obter as informações mais recentes sobre voos e retomada do serviço. Os passageiros estão sendo retirados das áreas inundadas no nível do solo”, disse o aeroporto em um comunicado.

As partidas de outros aeroportos dos Estados Unidos para o Newark International foram suspensas, informou o site da Federal Aviation Administration por volta das 23h de quarta-feira.

No início da madrugada, outros problemas eram alertados pelo aeroporto, como “Devido ao mau tempo, algumas estradas que chegam ao Newark não são acessíveis. Por favor, use a Rt 22 East e a 78 East ao viajar para o Aeroporto de Newark”, e também “Devido ao aumento da demanda, Newark está com falta de táxis. Considere alternativas, como transporte público ou aplicativo de compartilhamento de carona.”

Na manhã desta quinta-feira, as operações foram retomadas, mas ainda havia atrasos e cancelamentos generalizados, segundo os serviços online de rastreamento de voos.

A torre de controle de tráfego aéreo chegou a ser evacuada um pouco mais cedo do que as inundações, por causa de um alerta de tornado, de acordo com a FAA. Os controladores voltaram à torre por volta das 22h, mas os voos com destino a Newark, bem como ao Aeroporto La Guardia e ao Aeroporto Internacional JFK, que também ficam na região, estavam sendo suspensos até a normalização da situação meteorológica durante a madrugada.

As chuvas torrenciais que atingiram a área na noite de quarta-feira somaram, no Aeroporto de Newark, 32,4 milímetros somente entre 20h e 21h, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Está fora de serviço um grande avião A380 da British devido...

0
Um dos enormes Airbus A380 da companhia está parado desde este domingo, 28 de novembro, devido a um incidente em voo.