Início Aviação Militar Ilyushin IL-76 virá ajudar a combater o fogo na Amazônia

Ilyushin IL-76 virá ajudar a combater o fogo na Amazônia

O governo boliviano, comandando por Evo Morales, anunciou ontem (30) a chegada do avião russo Ilyushin IL-76 para ajudar a combater os incêndios na Amazônia.

Ilyushin IL-76D faz treinamento de combate a incêndios da Rússia
Ilyushin IL-76 faz treinamento de combate a incêndios da Rússia © Ilyushin

A aeronave é menor do que o Boeing 747-400 SuperTanker americano, que já está na Bolívia, mas traz uma força extra no combate ao fogo que consome grande parte da Amazônia boliviana. O avião russo chega no momento em que o governo anunciou que 85% dos incêndios já foram apagados ou estão controlados.

Porém, ainda assim, sua ajuda continua sendo de suma importância, já que o IL-76 por ser menor e por ser um avião militar com kit de combate a incêndio (similar ao MAFFS, utilizado pela FAB), pode pousar em pistas menores e até de terra, sendo mais versátil no país andino. O IL-76TD pode levar até 50 mil litros de água ou retardante para combater incêndios, a aeronave será cedida pelo governo russo através do MHCS – Ministério de Situações de Emergência da Federação Russa.

A expectativa é que o avião chegue em quatro ou cinco dias. A rota não está definida mas deve passar por sobre Brasil.

Ilyushin IL-76 tendo o seu kit de combate a incêndio instalado
Ilyushin IL-76 tendo o seu kit de combate a incêndio instalado © Ilyushin

O sistema é bem maior que o MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System utilizado nos C-130M da Força Aérea Brasileira. O MAFFS da FAB é composto por cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira do avião, podendo carregar até 12 mil litros de água.

Já o sistema russo é similar com dois tubos, porém utiliza maior espaço interno na aeronave podendo assim levar até 50 mil litros de água ou retardante.

Com informações da Bolivia TV

Kit instalado e pronto para uso no Ilyushin IL-76
Kit instalado e pronto para uso no Ilyushin IL-76 © Ilyushin

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A