Avião russo IL-76 passará por Recife antes de combater o fogo na Amazônia

Errata: corrigimos a data do pouso para dia 9, segunda-feira.

Após o presidente boliviano Evo Morales anunciar, na última sexta (30), a ajuda da Rússia com o Ilyushin IL-76, foi confirmada a passagem da aeronave pelo Brasil.

Ilyushin IL-76 do MHCS russo
Ilyushin IL-76 do MHCS russo © Ilyushin

O IL-76TD irá combater os fogos que atingem a porção boliviana da Amazônia e pertence ao MHCS – Ministério de Situações de Emergência da Federação Russa. Ele conta o com kit de combate a incêndio (similar ao MAFFS, utilizado pela FAB). Podendo pousar em pistas menores e até de terra, e portanto mais versátil do que o Boeing 747 SuperTanker, que já atua no país há mais de uma semana, o IL-76TD pode levar até 50 mil litros de água ou retardante para combater incêndios.

Equipado com sistema VAP-2 de lançamento de água, o IL-76TD é capaz de despejar mais de 42 toneladas de água. Com esse poder, o Ilyushin cria uma “linha d’agua” com comprimento de 800 metros e largura de 60 metros, totalizando 50 mil metros quadrados.

A rota da aeronave já foi definida. Ela virá da Rússia para a Bolívia passando por Recife, chegando na capital pernambucana às 3h30 da madrugada do dia 9, segunda-feira, acordando os cidadãos locais com seus quatro motores Soloviev D-30KP.

Já o horário de partida ainda não foi definido, mas será no mesmo dia rumo à Bolívia. O jato russo já passou por Recife anteriormente, quando foi combater incêndios no Chile em 2017. Desta vez também será possível acompanhar o trajeto da aeronave pelo FlightRadar24.

No caminho para a Bolívia, o IL-76 irá cruzar o espaço aéreo de 16 países, como Bielorrússia, Áustria, Itália, França e Espanha. A aeronave deverá fazer escalas no Marrocos, Cabo Verde além do Brasil.

Com informações do MHCS

Ilyushin IL-76 faz lançamento de água
Ilyushin IL-76 faz lançamento de água © Ilyushin

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos