Ilyushin IL-96 da Cubana realiza voos nesta semana para o Brasil

Aparentemente a decisão do governo cubano de terminar a sua participação no programa Mais Médicos teve efeito imediato: chegou hoje em Brasília o clássico russo Ilyushin IL-96, que também retorna ao Brasil nos próximo dias.




A aeronave foi uma visitante comum no primeiro ano do programa em 2013. Inclusive a capa da Revista Flap de nº 491 (Agosto 2013) é de autoria do AeroIN, num dos voos noturnos do IL-96 para Guarulhos, que eram quase diários na época e foram regulares durante um curto período.

Durante o período de início do programa a aeronave voou para outros aeroportos como Confins, Brasília e Manaus. Estes dois últimos inclusive receberão a aeronave no próximo final de semana.

O avião que esteve no final da tarde de hoje em Brasília retornará à capital federal no sábado em um bate e volta a partir de Hanava. Logo após o voo para a capital federal, o IL-96 da Cubana de Aviación irá para Manaus já na noite de sábado para domingo.

O IL-96 é uma versão modernizada do IL-86, um clássico da aviação russa/soviética. Atualmente a única operadora deste quadrijato fora da Rússia é a Cubana de Aviación.

Confira abaixo a tabela com os horários dos voos considerando fusos horários locais. Caso esteja utilizando um dispositivo móvel como smarthphone ou tablet, gire a sua tela para a horizontal para melhor visualização:

  • Brasília – Sábado
Voo Origem Partida Destino Chegada
CU 1350 Havana 03h00 Brasília 10h05
CU 1351 Brasília 12h05 Havana 19h10
  • Manaus – Domingo
CU 1354 Havana 01h00 Manaus 06h15
CU 1355 Manaus 08h15 Havana 13h30

Os voos foram solicitados junto à ANAC via Hotran, e dependem ainda de aprovação. Não se trata de voos comerciais, e devido ao anúncio de retirada dos médicos cubanos do Brasil é esperado que a primeira leva de médicos deixem o país nestes voos.




Rússia investe US$20 mi para modernizar produção do IL-96-400M, sem objetivo de comercializar o modelo

Salvador recebe cargueiro russo IL-76 nesta sexta e promove spotter day

Antonov 124 no Aeroporto de Brasília vira foco das atenções neste domingo

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos