Imagens inéditas da primeira operação de um A340 da afegã Kam Air no Brasil

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto – Cabo Frio Airport

Nessa semana, o aeroporto internacional de Cabo Frio, localizado no litoral do Estado do Rio de Janeiro, recebeu uma rara e inédita operação de carga, realizada com um Airbus A340-300 da empresa aérea afegã Kam Air, classificada como a “pior empresa aérea do mundo” pelo AirlineRatings.com.

O inédito voo para o Brasil, sobre o qual falamos em primeira mão, chegou na quinta-feira (28) vindo da China e faz parte dos esforços governamentais em trazer equipamentos médicos para suprir os profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Além disso, essa foi a primeira operação comercial de uma empresa aérea do Afeganistão no Brasil.

A equipe do aeroporto de Cabo Frio registrou em fotos os momentos em que a aeronave ficou no solo e fez um vídeo de sua decolagem, no fim da tarde de sexta-feira, o qual você assiste abaixo (aguarde até carregar).

Por que Cabo Frio

O aeroporto de Cabo Frio está estrategicamente localizado próximo às regiões petrolíferas mais importantes do País – Bacia de Campos (RJ) e Bacia de Santos (SP) – e a apenas 7 km de distância do Porto do Forno (Arraial do Cabo), e situado a poucos quilômetros das cidades de Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, conhecidas por suas belezas naturais e monumentos históricos.

Portanto, ele serve como importante portão de entrada a uma região economicamente muito ativa e importante para o Rio. Além disso, o desembarque de equipamentos médicos através do terminal tem escoamento facilitado para toda a região.

Prova disso é a quantidade de voos cargueiros vindos da China trazendo EPIs e equipamentos que têm chegado ao aeroporto cabo-friense nas últimas semanas. Além do voo da Kam Air, também tem feito voos cargueiros a Aeromexico, usando um Boeing 787 de passageiros para ligar cidades chinesas ao Brasil, com uma escala na Cidade do México.

Além desses, o aeroporto também recebe semanalmente um voo vindo de Miami com suprimento de produtos importados de empresas da cadeia de Óleo e Gás e Healthcare.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias