Veja como ficou o motor do Airbus A300 que lançou um disco da turbina fora do aeroporto

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A300-B4 Transcarga
Airbus A300 da Transcarga – Imagem: Svva.aviation / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma semana atrás, acompanhamos o impressionante caso de uma falha de motor de um Airbus A300 que acabou por lançar um disco metálico para uma rua fora das dependências do aeroporto.

Na ocasião, o Airbus A300-B4 cargueiro registrado sob a matrícula YV560T, operado pela empresa aérea venezuelana Transcarga International Airlines, partiria do Aeroporto Internacional de Bogotá, na Colômbia, no dia 11 de março, mas abortou a corrida depois de um grande estrondo devido a uma falha no motor esquerdo.

Como resultado da falha, um rotor do motor foi ejetado em alta velocidade, tendo atravessado a cerca do aeroporto, cruzado uma movimentada avenida e atingido o portão de um estabelecimento no lado oposto da via, conforme se notava em fotos e vídeos (caso queira rever as imagens do rotor, pode clicar aqui para acessá-las).

Agora, novas imagens surgem mostrando como ficou o motor do Airbus A300 após a perigosa falha e perda de peças.

Imagem via AvHerald

Imagem via AvHerald

Nota-se que o rotor ejetado pertencia ao final do motor, ou seja, à seção de turbina (onde os gases da combustão se expandem e geram a rotação), pois, além da peça lançada e do final do cone de exaustão, não há nenhum dano nas demais partes do propulsor.

Até a publicação desta matéria, ainda não havia informações divulgadas pela companhia aérea ou pela autoridade de aviação da Colômbia, a Aerocivil, fornecendo mais detalhes sobre a ocorrência. Traremos atualizações caso algo novo seja apresentado.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias