Início Acidentes e Incidentes Piloto sente impacto ao pousar Boeing 737 e descobre que atingiu um...

Piloto sente impacto ao pousar Boeing 737 e descobre que atingiu um urso

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um incidente bastante incomum de impacto de aeronave com fauna aconteceu no último final de semana, quando um Boeing 737 atingiu um urso durante seu pouso.

Imagem: Scott McCurren via AvHerald

O caso foi registrado no estado do Alasca, nos Estados Unidos, no sábado, dia 14 de novembro, segundo informações obtidas pelo The Aviation Herald.

A aeronave envolvida foi o Boeing 737-700 operado pela companhia aérea Alaska Airlines, registrado sob a matrícula N615AS, quando estava realizando o voo de número AS-66 de Corduva para Yakutat, ambas no Alasca.

O piloto pousava a aeronave na pista 11 de Yakutat quando sentiu um forte impacto no lado esquerdo da aeronave. Apesar do incidente, foi possível manter o controle e o Boeing 737 completou o pouso sem mais incidentes.

O jato foi virado ao final da pista (procedimento chamado de backtrack) para retroceder até a taxiway de saída para o pátio e então, segundo a companhia aérea relatou, a tripulação avistou o urso morto na pista a cerca de 6 metros da linha central durante o taxiamento.

Uma inspeção pós-voo revelou danos por impacto no bocal e na carenagem do motor esquerdo.

Imagem: Scott McCurren via AvHerald

Segundo informou o aeroporto, a equipe do Departamento de Transporte do Alasca havia inspecionado e liberado a pista cerca de 10 minutos antes do pouso do Boeing 737 e não havia notado qualquer vida selvagem nas proximidades.

A aeronave atingiu uma fêmea de urso pardo que estava acompanhada de um filhote. Sua cria estimada em cerca de 2 anos permaneceu ilesa, mas ela não sobreviveu.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile