Início Variedades O incrível trabalho de precisão de helicópteros a centímetros de linhas da...

O incrível trabalho de precisão de helicópteros a centímetros de linhas da alta tensão

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Domínio completo da máquina é o que define o incrível trabalho de precisão que realizam os pilotos de helicópteros responsáveis por levar e trazer técnicos de manutenção até linhas de alta tensão, como você poderá ver em uma série de vídeos nesta matéria.

Embora seja possível aos técnicos chegar até o local por outros meios, a utilização de helicópteros em certas situações representa um ganho significativo de tempo e, consequentemente, uma economia de custos, especialmente em áreas de maior dificuldade de acesso terrestre.

Voando a centímetros dos cabos de energia elétrica altamente energizados, um descuido pode levar ao eletrocutamento de um técnico ou até à queda do helicóptero, portanto, o trabalho exige alta experiência e habilidade no voo pairado.

Veja a seguir um exemplo, não relacionado a um trabalho de manutenção, mas que mostra o que pode resultar um contato da aeronave com cabos:

Na engenharia elétrica, esse trabalho é chamado de manutenção de linha-viva ou linha-direta, quando equipamentos elétricos são trabalhados enquanto energizados.

Embora isso seja mais perigoso do que trabalhar em equipamentos com a energia desligada, técnicas de manutenção de linha-viva são usadas especialmente nessa indústria de distribuição de energia elétrica para evitar a interrupção e os altos custos econômicos de ter que desligar a energia dos clientes.

Veja a seguir mais alguns interessantes exemplos de serviços de manutenção de linhas de alta tenção com uso de helicópteros.

Sair da versão mobile