Início Aviação Militar Ouça áudio do controle de voo e incrível vídeo do caça F-35...

Ouça áudio do controle de voo e incrível vídeo do caça F-35 colidindo contra o solo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um vídeo impressionante mostra o caça F-35B dos Fuzileiros Americanos colidindo contra o solo, após o piloto se ejetar devido uma colisão em voo. O caça colidiu com um avião KC-130J Hércules, também dos fuzileiros, que treinava reabastecimento em voo com o F-35, como mostramos numa matéria mais cedo nesta quarta-feira (30).

O vídeo está logo abaixo, espere carregar:

Em uma gravação do controle de tráfego aéreo (abaixo) feita pelo site LiveATC e revelada pelo portal TheDrive, o Centro de Controle de Área de Los Angeles (LA Center) informa que o serviço de radar está finalizado e que a mudança de frequência está autorizada, por causa do KC-130J sair de sua área de responsabilidade.

Momentos depois, um Airbus A321 da American Airlines cumprindo um voo de San Jose Del Cabo, no México, para Los Angeles, informa ao LA Center que viu uma explosão no chão próximo de onde estava voando.

Logo depois, o KC-130J, com indicativo de chamada RAIDER 50, declara emergência e fala que colidiu com o VOLT 93 (F-35B), que perdeu dois de seus motores, que está caindo e com vazamento tanto de óleo como de combustível.

KC-130J Hércules reabastece dois helicópteros CH-53E Super Stallion

O controlador de tráfego aéreo tenta entender a situação e pede confirmação ao Hércules, que reafirma “estamos em emergência, temos ainda controle parcial da aeronave, dois motores pararam, estamos indo para…” e logo após não fala mais com o centro. Outro avião, desta vez um jato Hawker 900XP de matrícula N979CF afirma ter visto um avião colidir com o solo e vê fumaça preta, que no caso era o F-35B.

Mais tarde, o KC-130J entra em contato novamente com o LA Center, mas não é captado pela antena do LiveATC por estar muito baixo. Neste novo contato o RAIDER 50 informa que está tentando chegar no Aeroporto de Thermal, ao norte do Lago Salton.

O controlador então informa o vento no aeroporto, mas os pilotos do Hércules apontam que perderam os outros dois motores e que estão a 20 km de distância de Thermal.

Ciente do pouso de emergência iminente, o controlador informa para os pilotos um número para ligarem assim que pousarem, assim como uma frequência para comunicação via rádio.

O KC-130J pousa em segurança numa fazenda, sendo que nenhum membro da tripulação ficou ferido. Já o F-35 teve perda total com o impacto, mas o piloto ejetou anteriormente também em segurança. Para ouvir a conversa toda do controlador com o Hércules clique aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A