Sem grande alarde, Boeing 777 presidencial indiano faz primeiro voo após ficar pronto

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O governo da Índia acabou de receber o seu novo avião presidencial, um Boeing 777 com uma elegante pintura.

Índia Boeing 777

O jato de matrícula VT-ALW foi flagrado ao pousar no Aeroporto de Fort Worth, no Texas, após ter voado de San Bernardino, no Sul da Califórnia, onde provavelmente recebeu a nova pintura.

Este Boeing 777-300ER foi encomendado originalmente pela aérea estatal de bandeira do país, a Air India, que o recebeu em 2018. Porém, meses após entrarem em operação, os aviões voaram para o aeroporto de San Bernardino.

Esse aeroporto, na parte leste da grande Los Angeles, abriga diversas oficinas de manutenção, inclusive da Boeing, especializadas em modificações de aeronaves para diversos fins, inclusive o transporte de autoridades, e talvez tenha sido essa a razão pela qual o bimotor permaneceu tanto tempo por lá.

Apesar de detalhes não serem revelados, os sistemas instalados na aeronave incluiriam linhas seguras de telefone e rádio, assim como equipamentos para despistar mísseis, como chaff e flares.

Em paralelo, um outro 777 também está passando pelo mesmo processo e ambos serão entregues até julho deste ano, sendo eles os primeiros Boeings a receberem uma pintura oficial da presidência do país, onde serão conhecidos como o Indian Air Force One, quando o mandatário do estado estiver a bordo.

Os dois jatos irão substituir os Jumbos Boeing 747, também da estatal Air India, que são usados para transporte presidencial há muitos anos, embora não fossem exclusivamente dedicados às autoridades, mas sim Jumbos que eram retirados da malha regular da companhia aérea e colocados à disposição do governo.

Com a aposentadoria próxima do 747-400 na Air India e visando ter uma aeronave de longo prazo, exclusiva para as altas autoridades do país, o governo decidiu optar pelos dois 777.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias