Índia recebe o 1º dos Boeings 777 VVIP que voarão como avião presidencial

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 777-300ER Air India One
Boeing 777-300ER da Índia – Imagem: Vikramdabas / CC BY-SA

Conforme temos acompanhado desde o começo do ano, a Índia adquiriu dois Boeings 777-300ER para transformá-los em aeronaves VVIP, que substituirão os Jumbos 747-400 que atualmente desempenham a função de aviões presidenciais.

Em fevereiro, o governo indiano anunciou que ficará até 2024 com um Boeing 747 da Air India, empresa estatal que está sendo reestruturada e privatizada, segundo reportou o Hangar24. Antes, o presidente do país utilizava os Jumbos da Air India, e agora que a companhia está se desfazendo do modelo, manterá apenas um exemplar até a chegada do segundo 777 VVIP.

Isso porque este primeiro “triplo-sete”, de matrícula VT-ALW que acabou de ser entregue à Índia, será utilizado prioritariamente para deslocamentos de curto alcance. Quando o segundo exemplar chegar, assumirá os voos de longo curso e aposentará o 747-400.

A aeronave 777 chegou à Índia na última quinta-feira, 1º de outubro, direto dos Estados Unidos. Ela será chamada de Air India One e será usada para transportar não apenas o presidente, mas também o vice-presidente e o primeiro-ministro, de acordo com funcionários do governo, segundo relata o portal Economic Times.

A entrega do avião estava agendada pela Boeing para agosto, mas foi atrasada por motivos técnicos. Altos funcionários da Air India já haviam chegado aos Estados Unidos durante a primeira quinzena de agosto para receber o avião, acrescenta o portal.

Mas, enquanto as aeronaves 747 são usadas pela companhia aérea nacional para operações comerciais quando não há voos presidenciais, a nova aeronave 777 VVIP será usada apenas para viagens das autoridades, e pilotada por militares quando as autoridades estiverem a bordo.

Isso porque ela é equipada com tecnologias diferenciadas de segurança, como grandes suítes de autoproteção (SPS) de contramedidas por infravermelho (LAIRCM), para seja possível se defender em caso de ataques em voo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Esquadrão Guardião incorpora o primeiro avião Embraer E-99 modernizado

0
A primeira aeronave Embraer E-99M modernizada entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nesta quinta-feira, na Ala 2, em Anápolis (GO).