Indústria russa preparada para produzir 100 jatos MC-21 por ano

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

UAC Irkut MC-21-300
Imagem: UAC Irkut Corporation

A produção de aeronaves comerciais do modelo MC-21, o concorrente russo de jatos como o Boeing 737 ou o Airbus A320, pode chegar a 100 por ano, se necessário, disse o Ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, em entrevista ao canal Soloviev Live no YouTube e reportada pela agência de notícias russa TASS.

“A fase inicial do projeto acaba no final do ano que vem, quando teremos quatro aeronaves. Então, em 2023 serão cerca de 10 e 15 carros; em 2024 devemos chegar a 30 carros; em 2025 a 36 e aumentar para 72 aeronaves por ano a partir daí. Isso é o que temos previsto no projeto de produção desta aeronave. Se houver uma grande necessidade não só nacional, mas também no exterior, estamos prontos para atingir o volume de até 100 aeronaves por ano”, disse Manturov.

Ele acrescentou ainda que no final do ano que vem, após o recebimento do certificado de tipo da aeronave, terão início as primeiras entregas. “Muito provavelmente, será a Aeroflot, seguida pela Red Wings, e outras empresas russas em primeiro lugar”, acrescentou o ministro.

A aeronave MC-21 é uma aeronave civil de médio alcance desenvolvida pela Irkut Corporation (parte do UAC). Ele será produzido com os motores russos PD-14 e os motores americanos PW1400G, que agora estão passando por testes de certificação. 

O MC-21-300 padrão tem capacidade para 132–163 passageiros em uma configuração de duas classes e 165–211 em uma única classe, e um alcance de até 6.400 km. Até o momento, são cerca de 200 pedidos firmes e quase 150 intenções de compra.

Note que o nome da aeronave também pode ser escrito como MS-21. Tal nomenclatura vem do alfabeto russo, em que “C” é o equivalente ao “S” que conhecemos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias