Início Aeroportos De forma inesperada, RIOgaleão recebe Airbus A350-1000 pela 1ª vez em sua...

De forma inesperada, RIOgaleão recebe Airbus A350-1000 pela 1ª vez em sua história

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, popularmente conhecido como Aeroporto do Galeão e, após a privatização, como RIOgaleão, recebeu neste sábado (23) uma inédita visita de um Airbus A350-1000, o maior modelo da família A350 XWB.

Apesar da estreia do grande jato bimotor da Airbus no Rio, a operação que você pôde ver acima não se tratou de um voo programado, mas sim de um desvio por questões meteorológicas. O voo de número QR773 da companhia aérea Qatar Airways pousaria no Aeroporto Internacional de Guarulhos, como o faz diariamente, porém, uma forte chuva impediu a chegada.

Quando o jato de matrícula A7-AND se aproximava da divisa do estado do Rio de Janeiro com São Paulo, sua tripulação inciou órbitas de espera a 40 mil pés de altitude e, após três voltas que duraram aproximadamente 40 minutos e sem perspectiva de pousar a tempo no GRU Airport, decidiu pelo desvio para o Galeão por conta de limitação de nível de combustível.

O A350-1000 em espera sobre o Rio – Imagem: FlightRadar24

Cerca de 20 minutos após abandonar a órbita de espera, o A350-1000 tocava o solo carioca pela primeira vez na história ao pousar pela pista 15 às 16:34.

A aeronave permaneceu em solo por pouco mais de 2 horas, tendo então decolado às 18:53 para finalmente se dirigir a seu destino original em Guarulhos.

A tarde do sábado no estado de São Paulo foi de muitas aeronaves fazendo órbitas e desvios para aeroportos alternativos por conta de grandes tempestades, bastante comuns nesta época do ano na região.

Diversos aviões em espera na tarde de sábado – Imagem: FlightRadar24

Veja a seguir um vídeo de um dos A350-1000 da Qatar em sua operação padrão no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Sair da versão mobile