Infraero recebe propostas para recuperação do pavimento da pista do Aeroporto de Congonhas

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Interessados em participar de licitação para execução das obras de recuperação do pavimento asfáltico da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Congonhas (SP) podem enviar as propostas até o dia 21/5.

Aeroporto Congonhas Torre

Os trabalhos incluem serviços de fresagem do revestimento asfáltico existente, execução de camada estrutural de concreto asfáltico (CBUQ) com grooving na região das cabeceiras, e de camada superficial porosa de atrito (CPA) na pista principal do terminal da capital paulista.

O período de vigência do contrato é de 180 dias, a contar da assinatura da ordem de serviço. As obras devem ser realizadas em até 90 dias, sendo 30 deles com fechamento total da pista para pousos e decolagens.

A abertura da sessão pública e o início da disputa de preços acontece na mesma data, às 9h e 10h, respectivamente. O tipo da licitação é por menor preço global e o regime de contratação é por preço unitário.

O certame é aberto a qualquer empresa estabelecida no País, cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto da licitação e que atenda às exigências do edital. Para mais informações sobre o processo de contratação e o planejamento da obra, acesse este link.

Sobre a obra

Diante do impacto na economia causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Infraero tem investido em medidas para mitigar tais efeitos e contribuir com a recuperação do setor de aviação civil ao final do período de isolamento social.

Em consonância com o Governo Federal e visando à operacionalidade de seus aeroportos, a empresa deu continuidade ou mesmo tem acelerado o ritmo de obras consideradas essenciais para a segurança das operações em 19 terminais em todas as regiões do País.

Para as obras na pista principal do Aeroporto de Congonhas, serão alocadas equipes 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir o cumprimento do prazo de execução das obras.

A pista principal do Aeroporto de Congonhas possui 1.940 metros de comprimento e 45 metros de largura e suporta aeronaves de categoria até 4C, que englobam as principais utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras, como Boeing 737-800, Airbus A320 e Embraer E195.

Durante os trabalhos, o fechamento da pista principal por 30 dias para a execução dos serviços é necessário devido à complexidade da tecnologia aplicada ao pavimento: camada porosa de atrito (CPA), que melhora a performance e a segurança das aeronaves durante os procedimentos de pouso e decolagem em dias de chuva, bem como propicia melhor escoamento da água.

O Aeroporto de Congonhas seguirá aberto e operando normalmente em sua pista auxiliar durante os 30 dias em que a pista principal estiver em manutenção. Também seguirão funcionando, no terminal, lojas e restaurantes, bem como o estacionamento para veículos.

Importante destacar que serão mantidas as exigências de segurança para as operações do aeroporto, como já ocorre, respeitando todos os requisitos regulatórios demandados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Informações oficiais da Infraero

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião Airbus A321neo A321LR TAP Air Portugal

Voos entre o Rio Grande do Norte e a Europa pela...

0
Em 2023, a empresa aérea portuguesa registrou um crescimento superior a 25% referente ao ano anterior no número de passageiros.