Infraero inicia serviços de manutenção no Aeroporto de Tabatinga (AM)

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Infraero anunciou na última quarta-feira, 16 de setembro, que iniciou nesta semana serviços de desemborrachamento, medição de atrito e macrotextura no Aeroporto de Tabatinga, no estado do Amazonas.

Imagem: Infraero

Segundo a empresa, os trabalhos seguem até a sexta-feira, 18 de setembro, e os serviços estão sendo realizados fora do horário operacional visando não impactar os pousos e decolagens no aeroporto.

Situada no interior do Amazonas, na região do Alto Solimões, Tabatinga está ao lado do Rio Amazonas no meio da selva amazônica, com suas florestas, rios, igarapés e ilhas fluviais.

Com o objetivo de fortalecer a segurança do país na tríplice fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia, o Aeroporto Internacional de Tabatinga funciona como ponto estratégico de apoio às operações da Força Aérea Brasileira, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Departamento de Polícia Federal.

Além disso, ainda dá suporte à aviação internacional por conta de acordos firmados entre o Brasil e os países vizinhos, opera voo regular regional da Azul com Embraer 195 na rota Tefé-Tabatinga-Manaus, e ainda conta com táxis aéreos e uma grande movimentação de voos militares.

Mapa Aeroporto Tabatinga
Aeroporto de Tabatinga – Imagem: FlightRadar24 / Google Maps

O Aeroporto Internacional de Tabatinga, distante 2,8 km do centro da cidade, movimenta, anualmente, uma média de 69.382 passageiros, 2.646 voos e 78.163 kg de carga aérea. Somadas as empresas que operam o sistema aeroportuário, os funcionários representam uma população fixa de 117 pessoas.

O aeródromo tem pista de 2.150 metros de comprimento por 34 metros de largura, contando com 8 posições de estacionamento de aeronaves em seu pátio e um terminal com capacidade para movimentação de 600 mil pessoas por ano.

Tabatinga faz parte da próxima concessão de aeroportos do Brasil, integrando o Bloco Norte que ainda conta com os aeroportos de Manaus/AM, Tefé/AM, Rio Branco/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Porto Velho/RN e Boa Vista/RR.

Com informações oficiais da Infraero

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sideral usará Boeing 737-300 em mais um resgate de refugiados venezuelanos

0
Está programado para a manhã desta quarta-feira, mais um voo especial da empresa Sideral Linhas Aéreas com o objetivo de resgatar refugiados