Inovação mundial: veículos sem motorista removerão a neve das pistas de aeroportos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Avinor, empresa que administra o aeroporto internacional de Oslo, na Noruega, encomendou veículos de serviço sem motorista no valor de US$ 47 milhões. Isso refere-se a um acordo de oito anos com o fabricante de veículos Øveraasen para o fornecimento de grandes máquinas que ajudarão a rapidamente liberar as pistas em caso de acúmulo de neve.

De acordo com o plano, vários veículos autônomos entrarão em operação no aeroporto de Oslo no inverno de 2021/2022.

A Avinor informou que trabalha para otimizar as operações aeroportuárias por meio da utilização de novas tecnologias e para atender às expectativas das companhias aéreas de eficiência e automação, além da boa pontualidade e a estabilidade nas operações, que são essenciais para uma boa experiência do passageiro e muito importantes para que as empresas possam operar da forma mais econômica possível.

“Através de um conceito de operação de inverno automatizada, resolveremos nossas tarefas com menos recursos. A racionalização e a automação estão no topo da agenda”, explica a empresa. “Há 10 anos, a ideia de escavadeiras sem condutor era um esboço em um pedaço de papel, então é muito gratificante ver que a tecnologia agora está tão madura que pode ser colocada em operação normal”.

Além dos benefícios de eficiência de custos, a aquisição de máquinas com maior capacidade e maior largura de corte de neve possibilitará a redução do número de escavadeiras e, assim, obter benefícios ambientais. Maior precisão nas operações de britagem e menor desgaste dos equipamentos também contribuem para isso.

A longo prazo, a intenção é que a plataforma de operação autônoma possibilite a automação de outras tarefas e serviços nas áreas aeroportuárias. Tal como corte de grama, pintura de solo e inspeções.

O vídeo abaixo mostra um pouco do equipamento em funcionamento:

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias