Investigadores pedem instalação de câmeras de vídeo na cabine dos aviões

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma polêmica está de volta ao debate na aviação mundial: a obrigatoriedade de câmeras gravarem a cabine de comando.

Imagem: JustPlanes

O pedido foi novamente feito, após a NTSB, órgão oficial de investigação de acidentes do setor de transporte nos EUA, recomendar que a FAA (equivalente americana da ANAC) exija que câmeras sejam instaladas na cabine de comando. Hoje em dia, nos EUA, Brasil, e maioria dos países, é requerido que aeronaves de maior porte tenham gravador de dados e de áudio da cabine, mas não de vídeo.

Já tem alguns anos que a NTSB tem cobrado isso, citando diversos acidentes que poderiam ser solucionados de maneira mais rápida caso possuíssem imagens da cabine de comando.

“Estes vídeos seriam de grande ajuda para determinar quais foram as ações dos tripulantes nos recentes acidentes do Texas (Boeing 767 da Amazon Air), Indonésia (Boeing 737 MAX da Lion Air e de um 737-500) e da Etiópia (MAX da Ethiopian Airlines)”, afirmou a NTSB ao portal Flight Global.

O pedido da NTSB também é estendido para helicópteros com turbina, sem dar detalhes. Porém, a FAA (e outras agências reguladoras) não adotaram a medida por um simples motivo: a privacidade.

“Apesar da FAA encorajar que este tipo de dispositivo seja colocado de maneira voluntária, não acreditamos que é apropriado obrigar a gravação de imagens até que os problemas de privacidade e segurança sejam analisados de maneira completa”, afirma a agência.

Já a Associação de Pilotos de Linha Aérea dos EUA (ALPA) criticou a nova tentativa da NTSB de colocar câmeras no cockpit: “A associação tem recomendado, faz um tempo, que qualquer recurso adicional para melhorar os sistemas de seguranças atuais devem ser focados em obter dados de melhor qualidade, não de vídeo, que estão sujeitos a má interpretação e de fato podem levar a conclusões erradas por parte dos investigadores”.

No Brasil, atualmente nenhuma empresa aérea obriga a gravação de vídeo do cockpit e não existem movimentos atuais para que isto mude.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Alaska Airlines encomenda nove novas aeronaves Embraer E175

0
A Embraer anunciou a venda de nove novos jatos E175 para o Grupo Alaska Air e sua subsidiária Horizon Air. As aeronaves E175 voarão