Irã pressiona Boeing para que lhe venda US$ 16,5 bilhões em novos aviões

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

As negociações para novos aviões da Iran Air podem se reiniciar em breve e a empresa nacional iraniana já enviou um comunicado à Boeing em que cobra as novas aeronaves.

Foto de Smitty82, via Wikimedia

Se os EUA entrarem de novo no Acordo Nuclear com o Irã, que promete a redução de sanções em troca do não-enriquecimento de urânio e da diminuição dos estoques atuais, as negociações dos aviões poderiam continuar. Entre as sanções que seriam retiradas está a proibição de venda de produtos ou componentes americanos para o país persa.

Como Trump retirou os EUA do acordo logo no início do seu mandato, em 2017, a Boeing não conseguiu finalizar a negociação que mantinha com a Iran Air e a Airbus ficou impedida de entregar mais aviões, já que eles possuem componentes americanos.

Naquela altura, já prevendo que Trump poderia impedir a venda, a Airbus conseguiu acelerar algumas entregas para a Iran Air, chegando a pegar dois A330 da Avianca Brasil que estavam estocados (e sem previsão de virem ao Brasil) e os repassou para a companhia iraniana, como revelamos aqui com exclusividade na época.

Agora, com os anúncios do Presidente Biden de colocar os EUA de volta no acordo, a Iran Air não quer perder tempo. Ao contrário disso, ela já se antecipou e “enviou uma carta para a Boeing para entender em que pé está a negociação”, afirmou o chefe da Agência de Aviação Civil do Irã, Dehqani Zanganeh.

Antes de Trump deixar o acordo, a Iran Air tinha negociado com a Boeing dezenas de jatos 777, inclusive alguns que haviam sido encomendados originalmente pela Turkish Airlines. No entanto, a negociação de repasse das aeronaves dos turcos para os iranianos acabou atrasando o processo e nenhum triplo-sete foi entregue à Iran Air.

Entre os primeiros acordos e a recolocação das sanções por Trumop, apenas 13 aviões foram entregues, sendo todos franceses, da Airbus e da ATR.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Azul Linhas Aéreas celebra 14 anos de sua operadora de turismo...

0
A Azul Linhas Aéreas informa que neste mês de abril a sua operadora de turismo, a Azul Viagens, está completando 14 anos de atividades no