Irkut fala dos testes de pista molhada do MC-21-300, novo avião russo de passageiros

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Irkut Corporation comenta hoje (05) os resultados preliminares dos testes de solo da aeronave russa MC-21-300, concorrente dos Airbus A320 e Boeing 737, que confirmaram a possibilidade de operar a aeronave na presença de água na pista.

UAC Irkut MC-21-300
Imagem: UAC Irkut Corporation

Durante o período de 16 a 22 de julho de 2020, a aeronave MC-21-300 realizou 29 corridas e 3 taxiamentos na água em velocidades de 10 a 150 nós (18,5 a 277,8 km/hora) em vários modos de configurações da aeronave e da potência dos motores, incluindo o uso de reversão de empuxo.

Os testes foram realizados no aeródromo “Ulyanovsk-Vostochny”, onde foi montada a “piscina” com mais de 70 m de comprimento e mais de 20 m de largura. Os parâmetros da “piscina” forneceram uma profundidade de água normalizada de acordo com os requisitos russos e internacionais estabelecidos para esse tipo de teste.

No processo de teste, foi confirmada a possibilidade de movimento seguro em uma pista molhada em uma ampla gama de velocidades, sem falhas nos motores, assim como outros sistemas e equipamentos da aeronave. Além disso, os testes mostraram que a aeronave MC-21-300 move-se de forma estável e mantém o controle na pista coberta de água.

UAC Irkut MC-21-300
Imagem: UAC Irkut Corporation

UAC Irkut MC-21-300
Imagem: UAC Irkut Corporation

O curso dos testes foi registrado por um conjunto de equipamentos de medições a bordo da aeronave e um sistema de câmeras de vídeo instaladas no solo e na aeronave.

Os testes foram conduzidos como parte do programa de certificação de aeronaves MC-21-300 com a participação de representantes de centros de certificação autorizados.

Informações oficiais da United Aircraft Corporation

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias