Istambul inaugura 3ª pista paralela, com decolagem tripla da Turkish

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Decolagem tripla Turkish terceira pista Instambul
Imagem a bordo do terceiro avião mostra os outros dois decolando juntos

O novo aeroporto de Istambul, na Turquia, inaugurado em abril do ano passado, não se incomodou com as perspectivas de retomada lenta da aviação e, em meio à crise aérea, abriu neste domingo, 14 de junho, sua terceira pista paralela para operações de voo.

A Agência Anadolu (AA) informou que o próprio presidente turco Recep Tayyip Erdoğan presidiu a cerimônia de abertura da pista, que contou com uma decolagem tripla de aviões da Turkish Airlines, um em cada pista partindo ao mesmo tempo. Veja no vídeo a seguir (aperte o play e aguarde carregar).

Com essa pista, o Aeroporto de Istambul é o primeiro aeroporto na Turquia e o segundo na Europa, depois do Aeroporto Schiphol de Amsterdã, a operar três pistas em paralelo.

O Aeroporto de Istambul havia apresentado em abril um pedido oficial à Direção Geral de Aviação Civil para garantir que sua terceira pista estaria aberta para operações de voo até 18 de junho, e tudo correu bem com os processos burocráticos de aprovação.

Prevê-se que esta pista reduza o tempo de taxiamento das aeronaves em cerca de 50%. De acordo com uma simulação, o tempo médio do táxi após o pouso cairá de 15 minutos para 11 minutos, enquanto o tempo médio antes da decolagem diminuirá de 22 minutos para 15 minutos.

O Aeroporto de Istambul twittou: “Estamos prontos para subir juntos! O evento histórico de hoje em parceria com a @TurkishAirlines testemunhará 3 aeronaves decolando simultaneamente em nossas 3 pistas! Estamos muito orgulhosos de nos tornar um dos poucos aeroportos em todo o mundo capazes de operar em três pistas independentes.”

O aeroporto de Istambul é considerado um dos maiores e mais importantes aeroportos do mundo e pode acomodar aproximadamente 100 milhões de passageiros por ano.

Até 2028, deve atender cerca de 200 milhões de passageiros por ano em capacidade máxima, quando todas as quatro fases estiverem concluídas, chegando a seis pistas.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ampliação de pista de aeroporto pode ser prejudicial a elefantes na...

0
Ampliação deve invadir partes da Reserva Shivalik, um santuário de elefantes que abriga mais de 2.000 animais ameaçados de extinção.