Istambul entra para a seleta lista de aeroportos 5 estrelas do mundo

O Aeroporto de Istambul foi certificado como um aeroporto 5 estrelas em instalações, conforto, limpeza, compras, alimentos e bebidas, serviço de equipe, segurança e imigração. Isso coloca o novo terminal da capital turca num rol de seletos aeroportos com tal classificação e o torna agora um dos dois únicos aeroportos no mundo certificados “Aeroporto 5 estrelas COVID-19” e “Aeroporto 5 estrelas”.

Como porta de entrada da Turquia para o mundo, o Aeroporto de Istambul continua a ser um orgulho da aviação turca. Desde que foi inaugurado, em abril de 2019, o aeroporto já conquistou diversos prêmios. Com sua arquitetura única, infraestrutura forte, tecnologia superior e experiência de viagem de alto nível, ele agora recebe mais um. A Skytrax, que condecorou o aeroporto com o prêmio das cinco estrelas, assim descreve o terminal:

“O Aeroporto de Istambul oferece uma excelente gama de serviços e facilidades para os clientes em um contexto de hub, e isso inclui uma ampla gama de opções de compras e restaurantes, além de elementos práticos como chuveiros, áreas de descanso, espaços de trabalho e áreas familiares. Embora o terminal seja grande, existem passadeiras rolantes regulares e pontos de assistência com carrinhos para PRM, idosos e famílias. O aeroporto continua a desenvolver sua oferta cultural, que atualmente inclui exposições, apresentações musicais e projetos de arte, bem como muitas áreas de paisagismo natural para realçar a decoração do terminal”.

Seleto grupo

O Aeroporto de Istambul está agora entre os oito aeroportos globais que conquistaram este título de “Aeroporto 5 estrelas” no mundo. Os outros sete são Doha, Hong Kong, Munique, Seul, Xangai, Cingapura e Tóquio.

Além disso, Istambul é o quarto aeroporto do mundo a receber o prêmio “Aeroporto 5 estrelas COVID-19”, uma classificação dada especificamente durante a pandemia. Além do turco, também têm a condecoração o Aeroporto Fiumicino, em Roma, Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, e El Dorado, em Bogotá. 

Apenas Doha e Istambul têm as duas condecorações em todo o mundo.

Kadri Samsunlu, CEO e gerente geral da İGA Airport Operation, disse: “Um aeroporto sendo certificado como um “Aeroporto 5 estrelas” e um “Aeroporto 5 estrelas COVID-19” por uma importante autoridade da aviação como a Skytrax, com menos de dois anos desde sua inauguração, é uma situação rara. Posso dizer com orgulho que estabelecemos uma cultura orientada para o cliente no nosso aeroporto”. 

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias