Início Empresas Aéreas Italiana ITA assina acordos para aviões Airbus A350, A330neo, A320neo e A220

Italiana ITA assina acordos para aviões Airbus A350, A330neo, A320neo e A220

Avião Airbus A330-900 A330neo
Airbus A330neo – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A ITA – Italia Trasporto Aereo, nova companhia que assumirá o lugar da Alitalia como principal empresa aérea italiana, anuncia hoje, 30 de setembro, que escolheu a Airbus como parceira estratégica para toda a sua frota.

A companhia aérea assinou um Memorando de Entendimento com a Airbus para a compra de 28 novas aeronaves: 10 jatos de corpo largo Airbus A330neo para voos de longo curso, 7 regionais da família A220 e 11 da família A320neo (as entregas para este último começarão após a conclusão do plano de negócios).

A ITA também informa que assinou um acordo com a Air Lease Corporation (ALC) para o arrendamento de mais 31 aeronaves Airbus de nova geração, entre as quais jatos de longo, médio e curto alcance.

No geral, a empresa planeja chegar a um arrendamento total de 56 novas aeronaves Airbus ao longo do plano (13 jatos de longo curso, incluindo o ultramoderno Airbus A350-900, e 43 aeronaves de curto e médio curso) em condições econômicas significativamente mais favoráveis ​​do que aquelas aplicadas à Alitalia.

A ITA também reduzirá pela metade o número de empresas de leasing, das doze usadas pela Alitalia sob Administração Extraordinária para gerenciar sua frota, para seis parceiros de comprovada solidez financeira que cooperarão com a companhia aérea no processo de expansão da frota, para 105 jatos até 2025.

As entregas dos jatos novos de fábrica da Airbus começarão a partir do final do primeiro trimestre de 2022, iniciando assim o processo de expansão e conversão da frota inicial da ITA para uma nova geração de aeronaves mais eficientes e ecologicamente corretas, equipadas com as melhores tecnologias e estado cabines de última geração para garantir o máximo conforto aos viajantes.

Além disso, a escolha de um único fornecedor permite superar as limitações de flexibilidade na gestão da tripulação e obter maior eficiência no fornecimento de peças de reposição e manutenção das aeronaves. A ITA também concordou com a Airbus em se tornar um parceiro estratégico para novas tecnologias e a próxima geração aeroespacial sustentável.

O Presidente Executivo da ITA, Alfredo Altavilla, disse: “A parceria estratégica com a Airbus e a ALC é crucial para dar início ao nosso Plano de Negócios com o objetivo de atingir nossas metas de uma nova frota ecologicamente correta com custos operacionais e de leasing significativamente mais baixos.”

Christian Scherer, Diretor Comercial da Airbus e Diretor da Airbus International, disse que a ITA fez uma avaliação completa de aeronaves e escolheu a Airbus em todos os segmentos. “Isso é muito gratificante e uma prova do grande valor da linha de produtos Airbus. Ele é uma referência na condução da agenda de descarbonização e eficiência. Desde o início, trabalhamos em estreita colaboração com a ITA, ouvindo atentamente seus requisitos. Hoje, estamos orgulhosos e gratos por estar ao lado da ITA na construção de seu futuro juntos. Grazie Mille!”.

A Air Lease Corporation diz ter o prazer e o orgulho de ser a locadora de lançamento da ITA para fornecer à nova companhia 31 novos aviões a jato Airbus, incluindo os mais modernos jatos da família A220 e A320/321neo, bem como as mais recentes aeronaves de corpo largo ecologicamente corretas em arrendamentos operacionais de longo prazo.

“Essas transações permitirão à ITA operar as novas aeronaves mais avançadas tecnologicamente para cobrir a rede de rotas europeias e intercontinentais da ITA com grande eficiência”, disse Steven F. Udvar-Házy, presidente executivo da Air Lease Corporation. “Esperamos uma parceria de sucesso de longo prazo”, finalizou.

Informações da ITA – Italia Transporto Aereo

Sair da versão mobile