Início Empresas Aéreas

ITA obtém permissão das autoridades italianas para voar

Após concluir com sucesso uma série de voos de certificação, a Italia Trasporto Aereo (ITA) logrou obter da autoridade de aviação italiana o Certificado de Operador Aéreo (COA) e a outorga para iniciar operações no mercado de transporte aéreo de passageiros.

A ideia é que a empresa, sucessora da Alitalia, esteja voando comercialmente a partir de 15 de outubro, depois que o processo de negociações com a União Europeia estiver concluído, disse o site de notícias ANSA. A princípio, a empresa voará com aviões que têm a marca da Alitalia, mas com um adesivo “Operador pela ITA”, a fim de cumprir as exigências da UE, que pediu a criação de uma empresa totalmente nova.

A marca Alitalia, no entanto, será oferecida em leilão público, do qual a ITA poderá participar e, se arrematar, poderá manter os aviões com a tradicional libré da sua precursora. Além disso, a empresa poderá propor uma pintura própria para seus aviões com a marca ITA – algumas sugestões foram colocadas, mas o martelo não está batido quanto a essa nova libré.

De início serão 52 aeronaves, que chegarão a 78 em 2022, a maioria delas ex-Alitalia. Em paralelo, a empresa conduzirá um processo de renovação de frota, ainda a ser divulgado. Os voos acontecem, num primeiro momento, para 45 destinos, sendo 7 internacionais. A volta dos voos ao Brasil, particularmente São Paulo, está programada apenas para 2022.

Segundo a ANSA, o ministro dos Transportes, Enrico Giovannini, afirmou: “com a ITA nasce uma importante companhia aérea italiana, com perspectivas de crescimento significativas, e que poderá competir no mercado nacional e internacional”. O objetivo é atingir o ponto de equilíbrio no terceiro trimestre de 2023.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile