Início Empresas Aéreas

Itapemirim atualiza site e pode ter replanejado o início dos seus voos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A situação da pandemia, somada a ajustes de cronograma, como a chegada da primeira aeronave no final de fevereiro e a pendência de conclusão do processo na ANAC, potencialmente fizeram a Itapemirim revisasse seu plano, que tinha originalmente previsto o voo inaugural de passageiros para amanhã, dia 15 de março.

Tal cenário pode ser corroborado pela nova manutenção que a companhia fez em seu site na internet, vindo a remover a contagem regressiva que apontava para segunda-feira o início das operações, além de incluir um formulário de cadastro para aqueles que desejarem receber informações e novidades da empresa.

Uma nova data ainda não foi anunciada, assim como a conclusão do processo de homologação na ANAC. Questionamos a empresa sobre isso e atualizaremos aqui quando recebermos um retorno.

Aviões

Até o momento, a empresa recebeu uma aeronave, que já foi pintada em São José dos Campos, na oficina da Digex. Outras 9 eram esperadas até o final do mês passado, segundo entrevista do dono do grupo, Sidnei Piva, à Revista VEJA, mas isso não aconteceu. Segundo dados de aplicativos de rastreamento de voos, outras aeronaves destinadas à empresa foram enviadas a locais diversos do mundo, como Lituânia e Estados Unidos, antes de voarem para o Brasil.

A configuração dos jatos deve estar alinhada com as concorrentes. Isso porque, segundo Tiago Senna, CEO da empresa aérea, em recente entrevista, comentou que os jatos terão 168 assentos, sendo 9 fileiras mais confortáveis, na frente, com pitch de 34″ e outras 19 fileiras com pitch de 31″. Para efeitos de comparação, os aviões A320 da Latam e Azul possuem entre 168 e 174 assentos, respectivamente.

O serviço a bordo será simples num primeiro momento, alinhado com suas pares. O sistema de entretenimento deverá contar com uma solução por streaming em que o passageiro usa seu próprio celular ou tablet como ela. Os jatos não devem ter monitores individuais.

Equipe

No final do ano passado, a empresa fez sua primeira contratação de 40 tripulantes, entre comissários e pilotos, os quais têm sido treinados e apoiam a etapa pré-operacional da empresa.

Quanto ao time de aeroportos, a empresa abriu recrutamento direto apenas para cargos de liderança, enquanto que para a contratação dos agentes de aeroporto, a linha de frente, que faz o primeiro contato com o passageiro, foi contratada a empresa Orbital WFS, especialista em serviços para a aviação.

Por fim, mas igualmente importante, a equipe administrativa também vendo sendo formada. No total, entre todas as funções supracitadas, há pelo menos 138 funcionários na empresa, segundo dados do LinkedIN.

Rotas

Em sua conta oficial no Instagram, a empresa aérea revelou seus destinos. Dentre eles, estão todas as capitais do sul e sudeste, uma cidade no centro-oeste e outra no nordeste. Mesmo com os destinos oficiais divulgados, não foi informado quais serão as rotas, mas os três hubs anunciados anteriormente devem concentrar a maioria dos voos.

Veja a lista abaixo:

  • São Paulo – Guarulhos (hub)
  • Belo Horizonte – Confins (hub)
  • Brasília (hub)
  • Rio de Janeiro – Galeão ou Santos Dumont
  • Vitória
  • Curitiba (São José dos Pinhais)
  • Florianópolis
  • Salvador
  • Porto Alegre
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile