Itapemirim solicita slots no aeroporto Santos Dumont

A Itapemirim Transporte Aéreos possui slots solicitados para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Seu usufruto, porém, depende de alguns fatores. A informação consta de um requerimento do Senador Carlos Portinho (PL/RJ).

No documento, consta que a Itapemirim pediu 18 slots diários, para serem operados a partir de 31 de outubro. Para usá-los, a empresa aérea estreante precisaria contar com a desistência de outra empresa aérea de operar rotas no aeroporto, já que existe uma Portaria (nº 1.046/SIA, de 2 de maio de 2016) que limita a quantidade de voos no Santos Dumont.

Tal Portaria poderia ser revogada caso a Infraero, atual administradora, apresente a documentação necessária para que a ANAC conceda a certificação operacional e o limite de operações diárias seja aumentado.

Lembrando que a empresa aérea possui pelo menos um Airbus A319 encomendado, até o momento, que lhe permitiria operar no aeroporto mais central do Rio de Janeiro. No ano passado, publicamos em primeira mão um pedido da ITA para também operar em Congonhas. A empresa ainda não pediu nenhum voo para ambos aeroportos até o momento, no entanto, entendemos que só pede slots quem tem interesse em operá-los.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Associações e empresas aéreas do Brasil reúnem-se presencialmente com o DECEA

0
Desde que começou a pandemia em 2020, foi a primeira vez em que o encontro foi presencial e reuniu a comunidade aeronáutica.